Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Fake News

Governo do Ceará vai processar Zambelli por mentiras sobre caixões vazios

Deputada falou que mortes foram forjadas | 01.05.20 - 08:55 Governo do Ceará vai processar Zambelli por mentiras sobre caixões vazios (Foto: Michel Jesus)
Yuri Lopes

Goiânia
- O Governo do Ceará anunciou que tomará as medidas judiciais cabíveis contra a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), após a parlamentar ter dito no programa Brasil Urgente, na última quinta-feira (30/4), que "no Ceará tem caixão sendo enterrado vazio".

A informação dita por Carla é uma fake news que se espalhou pelas redes sociais nas últimas semanas, sempre desmentida pelas autoridades das cidades e dos estados acusados de estarem praticando enterros com caixões vazios ou cheios de pedras. 




Em nota de repúdio publicada nas redes sociais oficiais, o Governo do Ceará nega as afirmações de Zambelli. “Tais declarações são um insulto aos profissionais de saúde cearenses e um desrespeito às famílias das vítimas. O Governo do Ceará está tomando as medidas jurídicas cabíveis”, diz o documento.


Outra ação
O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) disse, em publicação no Twitter, que acionará a Justiça contra a deputada Carla Zambelli pela divulgação de fake news. “Vamos representar a deputada Carla Zambelli por denunciação caluniosa, por dizer que estão enterrando caixões vazios no Brasil”, postou o deputado. 




Manaus
Fake news semelhante à que foi dita por Zambelli, só que com a Prefeitura de Manaus acusada de forjar mortes e enterrar caixões vazios, causou a revolta de familiares que abriram caixões lacrados para garantir que seus parentes estão mesmo sendo enterrados. “Depois do que aconteceu [fake news], o pessoal quer ter certeza de que está enterrando a pessoa certa. Não é o certo, mas do jeito que está a coisa, estamos deixando para evitar problema”, disse um funcionário do cemitério em Manaus, em entrevista ao Yahoo Notícias
 
Postagens que questionam a veracidade dos enterros com caixões vazios ou com pedras foram tema de investigação da Agência Lupa, serviço de checagem de fatos ligadas à revista Piauí. A Lupa apurou que uma destas postagens mostra uma foto real, de um enterro em Manaus, mas com legenda mentirosa, sugerindo que não havia ninguém no caixão, o que foi desmentido pelo sobrinho da vítima que morreu de covid-19 na capital do Amazonas.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 01.05.2020 18:16 fernando meireles

    Melhor provar que não é verdade antes de correr o risco de processar e a deputada mostrar mostrar provas.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351