Adriana Marinelli
Goiânia - Cônsul honorário do Líbano em Goiânia, Hanna Mtanios está empenhado na busca por mais informações sobre a grande explosão registrada na região portuária de Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira (4/8). De acordo com ele, poucas informações sobre o episódio são, de fato, oficiais, mas o que se sabe, conforme destaca, é que a explosão deixou um grande rastro de destruição.
"Uma nuvem em formato de cogumelo se formou durante a explosão. Foi bem assustador, isso podemos garantir", disse em entrevista ao jornal A Redação. "Falei com meus familiares que moram no Líbano, mas que vivem no interior, e a situação está bastante assustadora por lá", acrescentou Hanna. Goiás tem hoje uma das maiores comunidades libanesas no Brasil, mas, segundo Hanna, não há muitos goianos vivendo no Líbano atualmente.
Cônsul honorário do Líbano em Goiânia, Hanna Mtanios (Foto: arquivo pessoal)
A agência de notícia Reuters diz que ao menos dez pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na explosão, segundo fontes de segurança do Líbano. Os números, no entanto, são preliminares. "As autoridades locais estão se manifestando pouco, por enquanto", completou Hanna Mtanios.
As causas da explosão ainda não foram esclarecidas, mas a hipótese de ter sido um acidente não está descartada. A Agência Nacional de Notícias do Líbano relatou que ocorreu um incêndio em um depósito de explosivos no porto pouco antes da explosão.