A Redação
Goiânia - O Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITec) foi inaugurado, neste final de semana, pela Prefeitura de Anápolis. O complexo, localizado no Parque Ipiranga, oferece estrutura e suporte para abertura e atração de empresas, startups, aceleradoras de empresas, centros de inovação das instituições universitárias, capacitação profissional e políticas de incentivo à tecnologia e inovação.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Roberto Naves ressaltou que o município mostra, com a criação do CEITec, ser possível transformar problemas em soluções. “Trata-se de um prédio abandonado, que agora será utilizado para retomar a economia da nossa cidade, prejudicada pela pandemia do novo coronavírus”, disse.
Segundo Naves, Anápolis cria a partir de agora um novo ciclo de desenvolvimento tecnológico. “Vamos promover a integração do poder público, instituições de ensino e setor produtivo para trabalharem juntos em prol de soluções inovadoras e tecnológicas que atendam todos os segmentos da sociedade”, destacou o prefeito, garantindo que o projeto vai tornar o município referência em tecnologia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Anastácios Apostolos, observa que não se trata apenas do lançamento de um prédio. “Estamos plantando uma semente muito especial, lançando um quarto ramo para a economia, que é do conhecimento. Esse projeto vai gerar emprego e renda para o município”, afirmou.
Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) e o Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa), o CEITec passa a abrigar, a partir de agora, a maioria dos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – como a Fábrica do Empreendedor (da abertura do CNPJ a consultorias e linhas de créditos). "As portas também estão abertas para o desenvolvimento de startups e empresas juniores de faculdades. O centro também tem como missão atrair pesquisadores e empresas de base tecnológica. Isso servirá para posicionar Anápolis como um município estratégico para atração de novos investimentos e inovação", falou Apostolos.
Para o secretário, o município dispõe de todas as características necessárias ao modelo econômico conhecido como triple hélice, que consiste na integração entre governo, universidades e empresas. “Anápolis é uma cidade que possui 20 mil universitários, o maior polo industrial do Centro-Oeste e um poder público comprometido com o desenvolvimento da cidade, ou seja, temos aqui o ambiente propício para a tríplice hélice”, ressaltou.