Jales Naves
Especial para o AR
Goiânia – Sempre ligado ao meio rural, trabalhando com gado e lavoura em Tupaciguara, MG, cidade em que nasceu, o fazendeiro Lindolfo Divino do Nascimento, 90 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 21, em sua terra natal, sendo o seu corpo sepultado no cemitério local. Filho de Messias Moreira do Nascimento e Maria Bernardina de Moura, casou-se em 1947 com Maria Aparecida Naves e tiveram 11 filhos, dos quais três já faleceram: João, Iolanda e Marilene. Os outros oito residem em Tupaciguara: Zolândia, Valdivino, Valter, Maria José, Vasco, Francisco, Lucimar e Ronaldo.
Quando os sogros, Francisco de Paula Naves e Maria Jesuína de Campos, mineiros do Triângulo, decidiram se mudar para Goiás, Lindolfo e família os acompanharam. Adquiriram um sítio em Itumbiara, permanecendo nesse município goiano por alguns anos e depois retornaram a Tupaciguara, como se recorda o cunhado Sebastião Naves de Campos, que hoje reside em Tuverlândia, GO.
O casal gostava de reunir os familiares. Para comemorar o aniversário de casamento eles realizaram o I Encontro da Família Naves e Campos, em sua fazenda em Tupaciguara, em 2004. O segundo e o terceiro encontros, em 2013 e 2014, foram nessa cidade mineira, como também em 2017, quando eles completaram 70 anos de casamento.