A Redação
Goiânia – A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) vai promover nesta quarta-feira (21/10), às 11 horas, uma palestra com o CEO do Projeto de Redução do Custo Brasil, do Ministério da Economia, Jorge Lima. O encontro será realizado em parceria com Fecomércio, Faeg, Acieg, Facieg, FCDL e OCB Goiás e será aberto à participação dos empresários goianos e da imprensa via plataforma Zoom Cloud Meetings. A palestra contará com a participação da secretária de Estado da Economia, Cristiane Schmidt, e do secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Adonídio Neto.
Coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, o projeto busca reduzir em R$ 1,5 trilhão o chamado Custo Brasil, por meio da produtividade, competitividade e eficiência. De acordo com diagnóstico realizado pelo governo federal em parceria com o setor privado, atualmente o custo equivale a 22% do PIB nacional e envolve amplo conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem e comprometem novos investimentos, piorando o ambiente de negócios.
12 ÁREAS VITAIS
A metodologia do projeto inclui 12 áreas consideradas vitais para a competitividade do setor empresarial: (1) abrir um negócio, (2) financiar o negócio, (3) empregar capital humano, (4) dispor da infraestrutura, (5) acessar insumos básicos, (6) atuar em ambiente jurídico e regulatório eficaz, (7) integrar-se com cadeias produtivas globais, (8) honrar tributos, (9) acessar serviços públicos, (10) reinventar o negócio, (11) competir e ser desafiado de forma justa e (12) retomar ou encerrar o negócio.
Atualmente, o Brasil ocupa a 71ª colocação no ranking global de competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia 141 países. A meta do governo é reduzir essa desigualdade, alcançando o 50º lugar em 2022.
Serviço:
Palestra Redução do Custo Brasil
Data: 21/10 (quarta-feira)
Início da palestra: 11 horas