A Redação
Goiânia - A Secretaria Municipal de Educação e Esporte abre, na segunda-feira (16/11), o período para renovação de matrículas. Já a solicitação de novas vagas só começa em janeiro de 2021.
Para alunos novatos das escolas da Rede Municipal de Ensino e conveniadas, a pré-matrícula online terá início em 05 de janeiro de 2021. O processo, assim como no ano passado, será feito exclusivamente pela internet. Já candidatos a vagas nos centros municipais de Educação Infantil (Cmei) da capital, bem como CEIs de convênio total, as solicitações têm início em 12 de janeiro, também pela internet.
Nas datas estabelecidas, o interessado deve
acessar o site , opção e-matrícula e inserir o CPF do educando. Para efetivar a matrícula, pais ou responsáveis devem encaminhar-se à respectiva instituição munidos da documentação indicada.
Cadastro antecipado
O cadastro antecipado segue obrigatório para quem deseja solicitar vagas em instituições municipais. O processo é feito também pela internet, pelo site https://www.sme.goiania.go.gov.br/, opção e-matrícula, aba Cadastro Antecipado. A criação de um novo cadastro antecipado pode ser feita a partir do dia 03 de dezembro, mesma data na qual está liberada a atualizado de cadastros feitos desde dezembro do ano passado.
Para priorizar as famílias de baixa renda, em 2020 a SME reservará 20% das vagas disponíveis para novatos às crianças que possuem o Bolsa Família. Para isso, os pais ou responsáveis deverão informar, no ato da pré-matrícula online, o Número de Identificação Social (NIS) da criança e do próprio responsável, se houver. Mães trabalhadoras também seguem com a prioridade de 40% das vagas na Educação Infantil.
Alunos veteranos
Para os alunos que já estão matriculados em alguma instituição de ensino municipal, a renovação de matrícula será feita do dia 16 de novembro a 01 de dezembro, na própria unidade de ensino. É necessário que pais e responsáveis efetivem a atualização cadastral do educando com CPF.
Para transferência de alunos de Cmei para escola e de escola para escola, os pais ou responsáveis deverão realizar solicitação via matrícula web (>www.sme.goiania.go.gov.br<), no período de 02 a 18 de dezembro. É importante ressaltar que, para conclusão da transferência, o CPF do responsável pela criança a ser transferida deverá estar atualizado na intranet.
"Mediante a necessidade de procedimentos direto nas instituições, deverão ser seguidos protocolos estritos de segurança para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Além da adequação do ambiente estrutural, escolas e Cmeis devem manter o distanciamento e higienização necessários. Também não será permitida a entrada de crianças no ambiente institucional e as famílias deverão ser orientadas quanto à determinação", informou a prefeitura de Goiânia.