Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Esmera de Goiás

Nova cerveja goiana: proposta valoriza agricultura familiar e cultura local

Ambev fez lançamento nesta semana | 09.12.20 - 17:31 Nova cerveja goiana: proposta valoriza agricultura familiar e cultura local (Foto: Divulgação)Théo Mariano
 
Goiânia - A cerveja Esmera de Goiás, lançamento da fábrica Ambev exclusivo ao Estado, chega ao território goiano com uma missão: valorizar a agricultura familiar e a cultura regional. Com fórmula diferenciada, que troca o trigo pela mandioca, a bebida teve sua distribuição iniciada nesta terça-feira (8/12). Segundo o supervisor Fábio Ferreira, a Ambev adquiriu cerca de 270 toneladas de mandioca com produtores de 10 municípios goianos.
 
Segundo Ferreira, as cidades são Cavalcante, Posse, Flores de Goiás, Buritinópolis, Colinas do Sul, Niquelândia, Mundo Novo, Itaberaí, Minaçu e Uirapuru. “Em todos os municípios, as negociações são feitas diretamente com o agricultor familiar”, acrescentou o supervisor. “Nosso foco, até 2025, é impactar mais de 2,5 mil famílias com o projeto.”
 
O nome do produto, explicaram os representantes da Ambev, é derivado de duas palavras: “Diminuímos a palavra ‘esmeralda’, uma riqueza e preciosidade do cerrado goiano. Mas Esmera também quer dizer ‘esmero’, porque o povo de Goiás faz suas ações com muito capricho e dedicação”, disse o gerente de marcas regionais, Leandro Toth. Além disso, Toth destacou que, no centro do rótulo, está a cachoeira de Santa Bárbara, na região de Cavalcante.
 
Novidade refrescante
A mestre cervejeira Daniela Kikuchi comentou sobre as características que a mandioca traz para a bebida, como “refrescância” e “leveza” no paladar. “Quando bebemos a cerveja [Esmera], sentimos o sabor mais refrescante”, afirmou. Além disso, Kikuchi avaliou as cervejas de trigo mais “encorpadas”. “Mas a mandioca traz a suavidade que queremos na Esmera”, prosseguiu.
 
Além do ingrediente escolhido, a Ambev também cogitou utilizar pequi ou jabuticaba na fórmula, mas a mandioca acabou sendo a opção final. A decisão, segundo representantes da fabricante, foi tomada após uma série de pesquisas com o público e a partir de uma análise de qual produto poderia representar mais o território goiano.
 
A fécula da mandioca é a substância utilizada na composição da cerveja. Semelhante ao amido, que é extraído de plantas acima da terra, o termo "fécula" refere-se àqueles amiláceos retirados de vegetais enterrados.
 
Compra de matéria-prima
Segundo o supervisor Fábio Ferreira, a negociação das matérias-primas é feita diretamente com os produtores. Primeiramente, explicou ao jornal A Redação, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a Secretaria de Agricultura de Goiás realizam o mapeamento das famílias que produzem mandioca no Estado.
 
Após identificadas, a Ambev entra em contato com produtores, sem intermediação alguma, para negociar o valor da aquisição e finalizar a compra. “Hoje, o pré-cadastro é feito no site da Emater. As inscrições chegam para mim, e eu faço todas as análises para saber se o produtor se encaixa no perfil”, concluiu Ferreira.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 11.12.2020 07:33 OSWALDO BENTO DA SILVA

    A cerveja Esmera será vendida em Brasília/DF?

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351