Raphaela Ferro
Goiânia - O primeiro Ipasgo Clínicas especializado em saúde mental foi inaugurado nesta sexta-feira (22/1), em Goiânia, pelo governador Ronaldo Caiado. Com mais de 40 profissionais, a unidade tem capacidade para fazer cerca de 1,5 mil atendimentos mensais de especialidades como psiquiatria e psicologia. Futuramente, também atenderá em modalidades de terapia complementar, como arteterapia, musicoterapia e teatro. O agendamento de pacientes já está sendo feito pelo telefone 0800 62 1919.
O prédio, localizado no Setor Campinas, passou por adequação, iniciada em fevereiro do ano passado, para o padrão clínico-ambulatorial. O custo da reforma, segundo o governo estadual, foi de R$ 250.446,00.
Durante a inauguração, Caiado destacou a importância de valorizar o tratamento de saúde mental, principalmente no contexto de pandemia vivido atualmente, em que doenças como ansiedade e depressão têm acometido muitas famílias. “As pessoas desmereciam os pacientes que são acometidos por situações de ansiedade, depressão, angústia e tudo isso era, de certa maneira, deixado de lado”, considerou.
De acordo com o presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, há a intenção de estender a criação de unidades do Ipasgo Clínicas para mais 12 cidades do interior de Goiás.
O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, destacou, na ocasião, que a nova unidade é uma ação pioneira e estruturante. Segundo ele, para além da clínica para os segurados, as policlínicas no interior de Goiás também oferecem atendimento na área de saúde mental para a população em geral. “Até o final do ano estaremos instalando um total de oito policlínicas em Goiás e nesse local também as pessoas vão ter essa estrutura para serem atendidas”, afirmou o governador.