Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – A prefeitura de Goiânia plantou, nas últimas semanas, 3 mil mudas de árvores típicas do cerrado, na capital, para substituir os jamelões. O plantio está por conta da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Entre as mudas estão ipê, oiti, resedá, bálsamo, jacarandá, pau-formiga, acácia e outras espécies nativas.
Os jamelões estão em aproximadamente 50 vias da cidade. As árvores foram plantadas há mais de 20 anos e causam diversos transtornos, especialmente aos motociclistas, devido aos frutos que caem nas vias e provocam escorregões.
A substituição ocorreu na Avenida Lorenzo (Residencial Eldorado); Avenida Nazareth (Jardim Guanabara); Avenida Leste Oeste (entre os setores Cidade Jardim e Vila Santa Rita); Avenida Independência (Jardim Atlântico); Avenida Anápolis (entre os setores Jardim Don Fernando e Vila Pedroso); Avenida Inhumas (Vila Regina); Avenida Jaime Câmara e Avenida Rezende (Residencial Cidade Verde).
Na Cidade Jardim, a Comurg plantou 300 mudas de jacarandá mimoso e ipê branco nos canteiros das avenidas Atílio Correia Lima e Sonenberg. As mudas possuem cerca de dois metros e são inseridas entre os jamelões que serão retirados assim que as novas árvores alcançarem um tamanho maior. Outras 150 mudas de ipê foram plantadas na Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás.
Em toda a cidade, mais de oito mil espécies de árvores foram plantadas nos canteiros públicos nos últimos meses. De acordo com o presidente da companhia, Aristóteles de Paula, as árvores que apresentam alguma deficiência fitossanitária avaliada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) serão removidas.
Recentemente, o órgão ainda fez a retirada de jamelões de avenidas como a Fued José Sebba, no Jardim Goiás; Ipanema, Jardim Atlântico; T-63, no Parque Anhanguera; Engenheiro Atílio Correia Lima, Cidade Jardim; Gercina Borges Teixeira, Vera Cruz II; Nazareno Roriz, Vila Aurora, e outros.
Existe um cronograma de poda preventiva que retira 80% da copa da árvore, com o objetivo de reduzir a queda do fruto no asfalto.
Os locais com maior concentração destas árvores são Jardim Guanabara, Jardim Presidente, Jardim Planalto, Cidade Jardim, Jardim Novo Mundo, Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Vila Pedroso, Jardim Curitiba e Jardim Liberdade.
A substituição ocorre em uma ação conjunta com a Amma e respeita a necessidade de se fazer o plantio de outras espécies nos locais. Mais de 20 tipos de árvores foram pré-selecionadas e estão nos viveiros municipais aguardando o plantio, respeitando as características de cada região.