Adriana Marinelli
Goiânia - Vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Clécio Alves (MDB) apresentou em Plenário, nesta terça-feira (4/5), Projeto de Lei (PL) de sua autoria para que o nome do jornalista e ambientalista Washington Novaes possa ser homenageado no Parque Areião.
O projeto prevê que passe a ser chamada de ‘Parque Municipal Areião Washington Novaes’ a área localizada entre a Alameda Coronel Eugênio Jardim, Avenidas Americano do Brasil e Edmundo P. Abreu, Areião, Quinta Radial e a Rua 90, nos limites fronteiriços dos setores Pedro Ludovico e Marista Sul, da capital goiana, com um total de 24 mil metros quadrados.
Criado pelo ex-prefeito Nion Albernaz, em 10 de dezembro de 1992, o Parque Areião, como é conhecido, não homenageia ninguém até o momento. Segundo o vereador, esta seria uma "homenagem à altura do ambientalista, que marcou a sua história como defensor das questões ambientais, que fez dele uma autoridade respeitada mundo afora." Ele garante também que o Projeto de Lei terá apoio de todos os parlamentares e tramitará "em caráter de urgência".
Parque
Clecio Alves é autor de um projeto já aprovado na Câmara de Goiânia, e que seguiu para sanção ou veto do prefeito, que altera nome do Parque Municipal Grande Vera Cruz Jornalista Washington Novaes, no Conjunto Vera Cruz II, para Parque Municipal Sargento David Luiz Rodrigues, homenageando o mencionado policial militar, que atuou e morou no bairro. Rodrigues morreu em 2018.
O assunto rendeu muitas críticas, inclusive de empresários e jornalistas que não concordam com a mudança do nome. Para Rizzo, que se manifestou por meio de um vídeo, a aprovação do projeto de Clécio pela Câmara foi "infeliz". "Espero que isso seja revisto. Espero que a gente dialogue e encontre uma forma de fazer tudo isso", afirmou o empresário, que era amigo de Washington Novaes.
Entenda o caso
O parque que leva o nome de Washington Novaes foi inaugurado em dezembro de 2020 pelo ex-prefeito Iris Rezende, que decidiu homenagear o jornalista, escritor, ambientalista e colunista do jornal A Redação Washington Novaes.
O projeto enviado por Iris Rezende, com a nomeação do parque em homenagem ao jornalista, tramitava junto da proposta feita pelo vereador Clécio Alves. Como o PL do ex-prefeito era mais antigo, se sobressaiu em relação ao do parlamentar emedebista.
No entanto, assim que Rogério Cruz (Republicanos) assumiu a Prefeitura de Goiânia, solicitou para que todos os projetos da gestão anterior fossem devolvidos. Isso possibilitou que a ação de Clécio Alves voltasse a tramitar.
O prefeito republicano chegou, inclusive, a devolver a proposta de Iris Rezende, mas por ser considerada mais recente, prevaleceu a matéria de Clécio Alves, que foi aprovada em definitivo pela Casa.
Filho de Washington Novaes, Pedro Novaes disse ficar "chateado" com a situação. Apesar disso, não considera que houve má-fé na proposta de Clécio Alves. "Ainda assim, o resultado final soa desrespeitoso. Ficamos chateados com a situação, mas vamos aguardar porque tem chance do prefeito [Rogério Cruz] vetar isso."