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Empresa terá de prestar esclarecimentos | 17.05.21 - 09:34
(Foto: Reprodução) A Redação
Goiânia - O Peixe Urbano foi notificado pelo Procon Goiás na última quinta-feira (13/5). A empresa, tida como uma das maiores startups de e-commerce no Brasil, está com site fora do ar desde fevereiro e, segundo o órgão de defesa do consumidor, terá que prestar esclarecimentos e justificar o motivo da queda do endereço eletrônico.
“A iniciativa do órgão tem o intuito de receber respostas da empresa e os seus responsáveis sobre as reais condições do negócio em cumprir os compromissos firmados com os inúmeros consumidores que possuem vouchers e créditos a serem utilizados”, explica o superintendente do Procon Goiás, Alex Augusto Vaz Rodrigues.
O Peixe Urbano tem até 10 dias úteis para responder o órgão e também vai precisar informar as medidas que irá tomar para atender os consumidores que compraram os cupons de serviços e não tiveram o cumprimento da oferta. Caso não haja resposta, ele será multado e incluído no ranking de empresas não recomendadas pelo Procon Goiás.
“É válido ressaltar que os responsáveis pela empresa poderão ser responsabilizados pelos danos causados a terceiros, o que pode acarretar em busca e apreensão de bens para a quitação de dívida”, aponta Alex Augusto Vaz Rodrigues.
Entenda o caso
O site do Peixe Urbano saiu do ar no dia 28 de janeiro e a empresa informou, em sua conta oficial do Twitter, que se tratava apenas de uma “intermitência sistêmica”. Dias depois, o aplicativo também parou de funcionar, impedindo que os clientes acessassem os seus créditos e vouchers de desconto. Desde então, nada foi publicado ou respondido em suas redes sociais.
Reportagem do jornal O Globo publicada no final de fevereiro revelou que o Peixe Urbano operava no prejuízo há anos e, com a chegada da pandemia, as vendas caíram ainda mais. A dívida da empresa chega a R$ 50 milhões. Sem dinheiro até para pagar as verbas rescisórias dos empregados, os escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro foram fechados, e o Procon de São Paulo também notificou a empresa e tenta localizar o empresário chileno Nicolás Leonicio, CEO da companhia.
O jornal A Redação não conseguiu contato com o Peixe Urbano.
Reclamação
Os consumidores que se sentirem lesados pelo grupo deverão entrar em contato com o Procon Goiás que, por sua vez, tomará as medidas necessárias. As reclamações e denúncias ao órgão podem ser registradas através dos seus canais oficiais de atendimento. São eles: o Disque-Denúncia 151 (capital), telefone fixo (62) 3201-7124 (interior) e as plataformas Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br) e Consumidor.gov (www.consumidor.gov.br).