Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

COVID-19

Aparecida de Goiânia segue com vacinação de pessoas com comorbidades

Veja como se vacinar | 20.05.21 - 20:01 Aparecida de Goiânia segue com vacinação de pessoas com comorbidades (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia segue imunizando gestantes contra a covid-19 desde que as interessadas tenham comorbidades, apresentem prescrição médica e agendem a imunização pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). O agendamento é necessário porque as mulheres grávidas e no pós-parto só podem receber a vacina das marcas Coronavac e Pfizer. Assim, pelo aplicativo a Secretaria consegue direcioná-las aos postos adequados.
 
As regras também valem para as próximas fases da campanha. Assim, gestantes e grávidas que não tenham comorbidades, mas que se encaixem em outros grupos como profissionais da educação, por exemplo, também vão precisar da indicação médica e do agendamento.
 
Além disso, as mulheres desse grupo que receberam a primeira dose da vacina da marca AstraZeneca, quando ainda era permitida a aplicação, devem aguardar o término do período da gestação e do puerpério (até 45 dias pós-parto) para receber a segunda dose do imunizante. Já quem recebeu a primeira dose das marcas autorizadas (Coronavac e Pfizer) devem receber o reforço normalmente, conforme o prazo previsto no cartão.
 
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, alerta as mulheres grávidas e no pós parto que receberam a AstraZeneca sobre o surgimento de sintomas após a aplicação da vacina: “Em caso de falta de ar; dor no peito; inchaço na perna; dor abdominal persistente; sintomas neurológicos, como dor de cabeça persistente e de forte intensidade, borrada, dificuldade na fala ou sonolência; e pequenas manchas avermelhadas na pele além do local em que foi aplicada a vacina até 28 dias após a imunização devem procurar atendimento médico. Houve o registro de um caso de evento adverso grave em uma gestante no país e por isso devemos redobrar nossa atenção”.
 
Vacinação nesta sexta
 
Já a imunização de pessoas com comorbidades acima de 18 anos, síndrome de Down acima de 18 anos e renais crônicos também acima de 18 anos e de pessoas com deficiência permanente inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) continua normalmente.
 
Esse grupo recebe a primeira dose da vacina nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas e aos sábados das 8 às 17h, sem necessidade de agendamento. O imunizante também está sendo aplicado em cinco Unidades Básicas de Saúde (Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença, Veiga Jardim) e na Central de Imunização, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O atendimento nesses locais ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Na Central de Imunização o serviço também está disponível aos sábados. 
 
Laudo médico para comprovação
 
Para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas na atual etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e ter acesso à vacina, é indispensável a apresentação de laudo médico. A SMS criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, qualquer laudo médico simples também será aceito, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Além disso, pessoas com deficiência podem apresentar cartões de cadastro ou carteira de identificação da comorbidade.
 
Comorbidades contempladas
 
Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.
 
Segunda dose
 
A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade, disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. O serviço também está disponível nas UBSs dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351