Carla Lacerda
Goiânia - Internada desde o dia 15 de junho no Hospital do Coração, em Goiânia, onde passou por uma angioplastia, Antolinda Baía Borges, a Tia Tó da cidade de Goiás, 89 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) ontem (22/6). “Ela está na UTI, sedada e intubada. O estado é grave”, informa Marlene Velasco, 67 anos, amiga de Tia Tó há 40 anos.
Segundo Marlene, Antolinda estava em casa no dia 15 de junho quando começou a passar mal. “A pressão subiu, a oxigenação estava baixa e o médico dela, o cardiologista Paulo César da Veiga Jardim, achou melhor que ela fosse para Goiânia”, detalha.
Marlene acompanhou a amiga, de ambulância, até a capital. Com histórico de problemas no coração, com a implantação de três stents, e diabetes, Tia Tó foi submetida a uma angioplastia no último dia 17. “Ela estava bem, no quarto já, mas infelizmente sofreu esse AVC grave ontem”.
Marlene e Tia Tó (Foto: Patricia Mousinho)
Tia Tó sempre lutou pelo título de patrimônio histórico e cultural da humanidade que hoje a cidade de Goiás detém e que foi conferido pela Unesco. Ela é considerada uma das grandes personalidades da antiga Vila Boa.