Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

luto

Instituto Biapó lamenta morte de Tia Tó: “incansável"

Ela faleceu nesta quinta-feira (24/6) | 24.06.21 - 21:23 Instituto Biapó lamenta morte de Tia Tó: “incansável" (Foto: reprodução)A Redação
 
Goiânia – O Instituto Biapó, da Cidade de Goiás, divulgou nota, “de pesar e amor”, para Antolinda Borges, a Tia Tó, conhecida personalidade da antiga capital goiana e que faleceu nesta quinta-feira (24/6), em Goiânia, devido a uma complicação de um AVC.
 
A nota salienta que Tia Tó foi “incansável em defesa do patrimônio histórico” e relembra o curta-metragem “Museu Boa Morte através do olhar de Antolinda Borges”, realizado pelo instituto e disponível no YouTube. Leia:
 
O Instituto Biapó manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de sua presidenta, Antolinda Borges, a querida tia Tó, aos 89 anos, uma das personalidades mais marcantes da cultura goiana e grande lutadora pelo título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, concedido à cidade de Goiás, pela Unesco, em 2001.
 
Sua história se confunde com a própria história da antiga Vila Boa de Goiás. Mulher de opinião forte e disposição para defender os símbolos culturais de nossa memória, ela foi guardiã das igrejas da cidade, a convite da Fundação Pró-Memória, e precursora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Também teve papel fundamental na criação do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, onde estão preservadas as obras do escultor Veiga Valle, tendo sido sua única diretora até 2019.
 
Por sua atuação incansável em defesa do patrimônio histórico, recebeu homenagens importantes, como as medalhas Veiga Valle e da Ordem do Mérito Anhanguera, concedidas pelo governo de Goiás. Virou personagem do curta-metragem “Museu Boa Morte através do olhar de Antolinda Borges”, produzido pelo Instituto Biapó e selecionado para mostra competitiva do Festival de Cinema e Memórias Cerratenses (FCMC), no qual compartilha suas memórias.
 
Sempre atuante, Tia Tó mostrou que envelhecer não pode estar ligado a ideias limitantes para conquista dos próprios sonhos, demonstrando que a juventude não está presa ao corpo físico, mas ligada a uma mente livre.
 
Estávamos juntos no Instituto Biapó e no início de tantos projetos novos quando ela partiu. Apesar dessa separação nos encher de tristeza, não podemos fazer outra coisa a não ser desejar muita luz e alegria em sua nova caminhada, a luz e alegria que ela nos trouxe. Vá em paz, tia Tó, vamos honrar sua memória e continuaremos a desenvolver as ações que lhe eram tão caras.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351