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Mais de 30% dos usuários que agendam atendimento no Vapt Vupt não comparecem

Maioria não cancela agendamento | 25.06.21 - 22:30 Mais de 30% dos usuários que agendam atendimento no Vapt Vupt não comparecem (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – Desde o início da pandemia, o Governo de Goiás passou a agendar os atendimentos do Vapt Vupt para evitar espera desnecessária e aglomerações, porém, um alto índice de usuários marca atendimento e não comparecem, superior a 30%. Isto tem prejudicado o funcionamento do programa e causado transtornos a quem necessita dos serviços, uma vez que há dificuldade para agendar alguns procedimentos por falta de datas disponíveis.
 
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) orienta os cidadãos a cancelarem o agendamento caso seja verificada a impossibilidade de comparecimento, abrindo oportunidade para que outro usuário utilize data e horário do atendimento. O cancelamento deve ser feito pelo portal https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento, no menu “Consultar ou cancelar Agendamento e Consultar Suspensão”, preenchendo o campo com o CPF do usuário.
 
O procedimento pode ser realizado até 30 minutos antes da realização do serviço e imediatamente a vaga é disponibilizada para outra pessoa. Já o usuário que não comparecer à agência na data e horário marcados não poderá agendar um novo atendimento nos 15 dias subsequentes. A tolerância para atrasos é de no máximo 10 minutos. A restrição é uma maneira de evitar novos episódios de pessoas que não utilizam o recurso de não cancelamento.
 
Titular da Sead, Bruno D’Abadia reitera que a chegada do agendamento on-line em 2019 se destaca como iniciativa responsável por organizar os atendimentos nas unidades, mas que o número de pessoas que não comparecem preocupa. “A cooperação do usuário é fundamental para o bom funcionamento do programa. Se ele não comparecer e nem cancelar o serviço, um outro cidadão, que realmente precisa resolver uma demanda, é prejudicado. O Estado também é penalizando, considerando que uma parcela de tempo do servidor será inutilizada”, pontua.
 
Expresso
 
O lançamento da plataforma Expresso desponta como outro grande avanço na disponibilidade de serviços estaduais no formato digital, possibilitando que parte dos atendimentos disponíveis no Vapt Vupt sejam realizados por meio de canais virtuais, sem a necessidade de deslocamento.
 
Cerca de 80 serviços são acessíveis no formato digital, por meio do portal expresso.go.gov.br, aplicativo e totens de autoatendimento, localizados em unidades do Vapt Vupt de Goiânia e Aparecida de Goiânia, além dos cinco equipamentos disponíveis na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) na capital.


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