Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Relembre

Da fuga à morte: confira os últimos passos de Lázaro Barbosa

Criminoso morreu após troca de tiros | 28.06.21 - 14:54 Da fuga à morte: confira os últimos passos de Lázaro Barbosa (Foto: Divulgação SSP-GO)
Carla Lacerda

Goiânia - Com histórico de crimes violentos na Bahia, em Goiás e no Distrito Federal, Lázaro Barbosa morreu após trocar tiros com policiais na região de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, nesta segunda-feira (28/6).

Lázaro se tornou um dos fugitivos mais procurados do Brasil após desafiar forças policiais por 20 dias. As buscas, que permaneceram concentradas em regiões de matas, começaram no dia 9 de junho, quando Lázaro matou quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia (DF).

Depois disso, crimes em terras goianas foram atribuídos a Lázaro Barbosa, inclusive mortes e invasões a propriedades rurais. Quase 300 policiais estavam mobilizados nas buscas. 

Relembre os casos envolvendo Lázaro:
 
9/6: Lázaro Barbosa mata quatro pessoas de uma mesma família, em uma propriedade na zona rural de Ceilândia, cidade-satélite do Distrito Federal. O pai e dois adolescentes foram mortos no momento do assalto e a mãe foi sequestrada e assassinada em seguida.

10/6: Lázaro invade uma outra chácara na região. Ele teria rendido o caseiro, o dono do imóvel e a filha do proprietário. Lázaro teria ficado quatro na chácara e, após uma refeição, fugiu por uma mata. 

11/6: Lázaro invade a terceira chácara, também em Ceilândia, onde fez os moradores reféns e fugiu no carro das vítimas. O veículo roubado na chácara foi abandonado e queimado no acostamento da BR-070, em Cocalzinho de Goiás.
 
12/6: Lázaro atinge três vítimas com disparos de arma de fogo durante ação de fuga para Cocalzinho de Goiás.
 
15/6: Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, se manifesta sobre Lázaro Barbosa: “É um facínora, um assassino perigosíssimo, que tem requintes de crueldade”.

Segundo sargento da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), Paulo Roberto Fonseca é atingido por um tiro de raspão no rosto, efetuado por Lázaro Barbosa. Ele é encaminhado para o Hospital de Urgências de Anápolis (Huana) e recebe alta no mesmo dia.
 
16/6: Os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), trocam farpas pela imprensa.

Ibaneis diz que Lázaro “faz polícia quase de boba” e Caiado reage: “"Que Ibaneis não se atreva a desrespeitar policiais goianos, os melhores do país, novamente. Não admito”.
 
17/6: Policiais encontram colchão e itens pessoais que podem ser de Lázaro Barbosa na região de Cocalzinho de Goiás. Um pano ensanguentado também é achado, o que desperta a suspeita de que o fugitivo estaria ferido.
 
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, diz em coletiva que o ministro da Justiça, Anderson Torres, enviará 20 homens da Força Nacional de Segurança Pública para integrar a operação de captura a Lázaro.
 
18/6: Rodney Miranda confirma que Força Nacional não entrará nas diligências de busca ao suspeito.

Defensoria Pública do Distrito Federal envia pedido à Vara de Execuções Penais (VEP) para garantir a integridade física de Lázaro Barbosa.
 
19/6: O presidente Jair Bolsonaro se manifesta pelas redes sociais sobre o caso Lázaro.

Cães farejadores do Corpo de Bombeiros passam a integrar as equipes de buscas por Lázaro Barbosa, na região de Cocalzinho de Goiás. Um dos animais que foram deslocados para o local é a cadela Cristal, que atuou nas buscas por vítimas na tragédia de Brumadinho (MG).
 
Um jovem de 23 anos é preso, em Cocalzinho de Goiás, suspeito de se passar por policial federal para tentar participar das buscas por Lázaro Barbosa.
 
20/6: Um disque-denúncia é criado para a operação de captura de Lázaro Barbosa.
 
21/6: Caçador conhecido como Babaçu indica  local que pode ter sido usado como esconderijo por Lázaro.

Exército cede 40 radiocomunicadores para ajudar nas buscas.

A juíza Leila Cury nega o pedido protocolado pela Defensoria Pública do Distrito Federal sobre "proteção especial" a Lázaro Barbosa.
 
22/6: Um carro incendiado é encontrado na área onde estão concentradas as buscas por Lázaro Barbosa, na região de Cocalzinho de Goiás.
 
23/6: Empresa particular desenvolve e doa à força-tarefa que busca Lázaro Barbosa um aplicativo que filtra as denúncias sobre o paradeiro do foragido. Objetivo é dinamizar trabalho e evitar fake news.
 
24/6: Em entrevista coletiva, Rodney Miranda confirma prisão de um caseiro e de um fazendeiro que ajudavam Lázaro na fuga da polícia.
 
25/6: Durante audiência de custódia, Justiça decide pela prisão preventiva do fazendeiro Elmi Caetano Evangelista e liberdade provisória do caseiro Alain Reis de Santana, suspeitos de ajudar Lázaro a se esconder na mata em Cocalzinho de Goiás.  
 
28/6:
 
9h30: Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anuncia, por meio de suas redes sociais, que Lázaro Barbosa foi preso em Águas Lindas.   

10h10: Grupo de comunicação de policiais militares confirma que Lázaro foi morto em troca de tiros com a polícia.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351