Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

LUTO

João Borges será sepultado neste domingo, em Firminópolis

Ele era conhecido como "Médico do Bem" | 04.07.21 - 08:19 João Borges será sepultado neste domingo, em Firminópolis (Dr. João Borges/Foto: Divulgação)

Jales Naves
Especial para o AR

Goiânia - Nascido em família humilde, que o manteve na escola com muitas dificuldades, e há 40 anos formado em Medicina na Universidade Federal de Goiás, o dr. João Borges da Silva dedicou-se com entusiasmo e muito amor à sua profissão. Solidário e muito educado com todos, sem distinção, era chamado de ‘Médico do bem’, que atendia a todos que o procuravam, tendo condições de pagar ou não. “Deixa o legado de uma pessoa que veio a esse mundo para servir e o tempo em que ficou aqui só fez o bem, salvando vidas. Quantas pessoas atendeu? Centenas, milhares”. Assim se expressaram os muitos amigos que fez.
 
Seu passatempo era uma lembrança dos tempos da juventude, de quando acompanhava o pai, Adriano Borges Naves, que era carreiro, na condução de seu carro de boi pelo Mato Grosso Goiano: em sua fazenda, no município de Firminópolis (GO), onde nasceu e residia, montou um pequeno carrinho, punha canga nos carneiros, depois de amansados, e fazia seus passeios, com as rodas cantando.
 
Ele tinha problemas cardíacos e com frequência vinha a Goiânia para tratamento. Esta semana, depois de se submeter a uma intervenção cirúrgica, teve complicações, não resistiu e faleceu na manhã deste sábado (3/7). O velório está sendo na Funerária Pax Rio Claro, em frente ao Hospital Santa Gemma, em Firminópolis, e o sepultamento do corpo será às 8h deste domingo (4/7), no cemitério da cidade.
 
Trajetória
Caçula de nove filhos de Adriano Borges Naves, paulista de Igarapava, e Erondina Luiza Guimarães, nasceu no dia 23 de outubro de 1949. Morou em fazendas, em São Luiz de Montes Belos, e gostava de jogar futebol, tendo formado, com os primos, um time, ‘Furacão’, que disputava partidas na região de Firminópolis.

Nos anos 1970 se mudou para Goiânia, lecionou em cursinhos antes de ingressar na Faculdade de Medicina da UFG, tendo concluído o curso na turma de 1980, junto com o primo, Vitoriano Borges Naves Filho. Casou-se com Jucélia e tiveram três filhos: Josane, formada em Odontologia; Adriano, que se graduou em Direito e depois, seguindo os passos do pai, fez Medicina; e Maria Luiza, que faz o ensino médio.
 
Em depoimento publicado no livro “Médicos 80 – Turma de 1980, 40 anos / FM-UFG”, da Contato Comunicação, ele contou sua trajetória: “Depois de formado, iniciei minha carreira na medicina na pequena, mas não menos importante, cidade de Aurilândia, situada a 140 km de Goiânia. Ali foi uma verdadeira escola para mim: abri o hospital, onde atuei até meados de 2005, momento em que dividi meu tempo para ocupar o cargo de prefeito, de 2005 a 2008. Muitas crianças nasceram por minhas mãos. Tenho orgulho de tudo que ali vivi. Passei um momento difícil em minha vida, tive um infarto e, nesse meio tempo, mudei para Firminópolis, minha cidade natal”.
 
“A partir de 2009 e até hoje com meu compadre, dr. Diong, exerço minha profissão com muita dedicação e amor no Hospital Santa Gemma. Há alguns anos tive embolismo pulmonar e, graças ao bom Deus, superei. Hoje sigo firme no propósito de sempre servir meus pacientes com carinho e atenção”, completou.
 
A atividade política o atraiu, foi eleito prefeito de Aurilândia com facilidade, mas logo se decepcionou, ficou apenas um mandato, e não mais se envolveu, voltando a se dedicar exclusivamente à profissão.  

Dos nove irmãos, seis já faleceram: Benedito, o mais velho; Alair Luiza, 89 anos, que tinha problemas no coração, morreu há uma semana, dia 26 de junho; José, Jaci, Airta e Anita. Estão vivas Geni Luiza, 87 anos, e Maria Lúcia.  

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351