Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Despedida

Morre aos 95 anos o professor José Hidasi

Húngaro sofreu parada cardiorrespiratória | 19.07.21 - 12:35 Morre aos 95 anos o professor José Hidasi O ornitólogo húngaro estava internado no Hospital Monte Sinai desde quinta-feira (Divulgação/PUC-GO)
Augusto Diniz

Goiânia
- O professor José Hidasi sofreu uma parada cardiorespiratória e morreu aos 95 anos na manhã desta segunda-feira (19/7) em Goiânia. O húngaro estava internado no Hospital Monte Sinai desde quinta-feira (15/7).

José Hidasi trabalhou no Museu de História Natural no Rio de Janeiro. O húngaro chegou ao Brasil no ano de 1950. Veio para Goiás dois anos depois, em 1952. Se mudou para Aragarças e atuou na Fundação Brasil Central, parte do projeto de ocupação da região amazônica. A missão era a de catalogar os animais que encontrasse no local.

O professora era ornitólogo, taxidermista e museólogo. Chegou a Goiânia em 1954, quando fundou o Museu de Ornitologia de Goiânia. Também foi responsável pela criação do Museu de Zoologia do Memorial do Cerrado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e participou da fundação do Jardim Zoológico da capital. Além disso, fundou o Museu de Zoologia José Hidasi, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Porto Nacional.

Hidasi, que nasceu em Makó, na Hungria, era ex-combatente da Segunda Guerra Mundial. O nome de José Hidasi em húngaro é Ifjú Hidasi József Péter. O professor é pioneiro no ensino de educação ambiental em Goiás. 

O professor formado pela Escola Superior de História Natural de Geografia fez parte do exército húngaro com a patente de segundo tenente. Nascido em 9 de maio de 1926, José Hidasi viveu na Alemanha. Se graduou em Letras e Ciências Naturais quando pela Université de Lille enquanto morou na França.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351