Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

meio ambiente

CAU solicita esclarecimentos à Semad sobre projeto na Chapada dos Veadeiros

Conselho cobra maior transparência e debate | 22.09.21 - 23:05 CAU solicita esclarecimentos à Semad sobre projeto na Chapada dos Veadeiros (Imagem: Semad)A Redação
 
Goiânia – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) divulgou nota na noite desta quarta-feira (22/9) em que alega desconhecer o projeto Genesis que prevê a construção de oito prédios na Chapada dos Veadeiros.
 
A nota também cobra esclarecimentos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). Para o conselho, o projeto não foi discutido à fundo com os moradores da região e falta transparência em relação ao aspecto sustentável das construções.
 
O jornal A Redação não conseguiu contato com a Semad. O espaço fica aberto para manifestação. Leia a nota do CAU/GO na íntegra:
 
O CAU/GO vem a público manifestar surpresa e estranhamento sobre informações veiculadas na mídia, a respeito de um projeto do governo estadual intitulado “Genesis”. Apresentado pela Semad (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás) no dia 10 de setembro, às vésperas do Dia Nacional do Cerrado, o programa Gênesis prevê a construção de oito edificações em municípios da região da Chapada dos Veadeiros, incluindo museus, templo ecumênico e planetário, de acordo com reportagem do jornal O Popular.
 
Diante das informações divulgadas e da demanda da sociedade, o CAU/GO está solicitando via ofício à Semad que encaminhe ao Conselho informações e esclarecimentos sobre a proposta.
 
Para o CAU/GO, falta clareza no que diz respeito à mencionada sustentabilidade ambiental do projeto, como também parece ter faltado a devida discussão com os moradores da região, considerando projeto de tamanho porte. O governo estadual teria informado que o aporte de recursos para o projeto alcançaria a soma de mais de R$ 3 milhões.
 
O Conselho vem recebendo pedidos de ajuda da população, preocupada com a real sustentabilidade do projeto, assim como com a carência relacionada a tantas outras demandas importantes dos municípios da região da Chapada dos Veadeiros - tais como infraestrutura de saneamento básico e políticas efetivas de prevenção aos incêndios avassaladores que acometem a região na época seca do ano.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351