A Redação
Goiânia - A ordem de serviço para reforma e ampliação do Cais Nova Era, em Aparecida de Goiânia, foi assinada nesta terça-feira (5/10) pelo prefeito Gustavo Mendanha. Os obras devem ser iniciadas ainda nesta semana e a previsão, segundo a prefeitura, é que os trabalhos sejam concluídos em agosto do ano que vem. Está prevista a criação de uma sala de reanimação, ampliação da enfermaria, novo prédio ambulatorial, novos consultórios e aparelhos, dentre outros benefícios. Durante esse período de reforma, o atendimento de urgência e emergência continua disponível na unidade.
“Pode-se dizer que teremos um novo Cais Nova Era. Nada do que vocês estão vendo aqui, permanecerá igual. Essa obra faz parte de um projeto que é prioridade da minha gestão: oferecer uma saúde pública de excelência! Acredito que isso é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população. Eu mesmo já busquei atendimento nesse Cais e sei de sua importância. Com a reforma e ampliação, nossa capacidade será ampliada, os profissionais terão melhores condições de trabalho e a qualidade do serviço oferecido será elevada. É nisso que acredito e é para isso que eu trabalho”, afirmou Gustavo Mendanha.
O prefeito lembrou ainda que o Cais Nova Era foi construído no final da década de 80 e que a reestruturação irá modernizar o local: “Essa é uma unidade que oferece atendimento de urgência 24 horas e atendimento ambulatorial, que é aquele agendado. Sempre muito demandado e procurado pelos moradores da região, o Cais merecia essa ampla reforma, que também é um reconhecimento da gestão sobre a relevância do trabalho realizado neste local pelos profissionais de saúde”.
O presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza, prestigiou o lançamento das obras de reestruturação do Cais e também destacou a relevância do serviço oferecido na unidade: “essa reforma e ampliação representa o compromisso da Prefeitura com a população. Em Aparecida não cabe mais uma saúde arcaica e o Gustavo Mendanha sabe disso e respeita o povo. Há anos essa unidade vem servindo, salvando vidas e contribuindo para a saúde dos moradores e agora todos terão um Cais mais moderno e qualificado”.
Como fica o atendimento no Cais
O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explicou que as obras de reestruturação vão ser iniciadas pela ala ambulatorial e depois abrangerá a Urgência e Emergência: “Nós já redirecionamos os atendimentos ambulatoriais do Cais para as Unidades Básicas da região. Inicialmente, os atendimentos de urgência e emergência continuam. À medida que a reforma avançar para essa ala do Cais, avaliaremos as condições de continuidade do trabalho no local, ouviremos a população e, se necessário, realocaremos os atendimento 24 horas para as outras unidades de emergência da nossa rede, composta por três UPAs e pelo Cais Colina”.
Investimento
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as obras de reestruturação do Cais Nova Era estão estimadas em cerca de 1,6 milhão de reais. Desse total, R$ 1.100.302,94 são recursos do município e R$ 591.081,71 da União.
Trabalhos previstos:
Ampliação da recepção de Urgência e Emergência
Criação da Sala de Reanimação
Execução de novas enfermarias adulto e pediátrica
Construção de nova Ala Ambulatorial
Aumento do número de consultórios
Criação da rede de gases medicinais
Renovação da Central de Materiais Esterilizados
Reforma do setor de Laboratório
Instalação de nova máquina de Raio-x
Instalação de piso tátil para acessibilidade
Reforma da rede de água pluvial
Nova fachada
Pintura