A Redação
Goiânia - O Procon Goiás reinaugura, nesta quarta-feira (13/10), a Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC). A unidade está instalada no segundo andar da sede do órgão, localizada no Centro de Goiânia.
Criada em 2014, a EEDC tem o objetivo de desenvolver ações de educação e orientação para o consumo, além de promover treinamentos e cursos de capacitação para os servidores do Procon Goiás, dos Procons Municipais e também dos consumidores e fornecedores em geral. A escola também desenvolve cursos de educação financeira, consumo consciente e planejamento do orçamento doméstico.
Devido à pandemia, que impôs medidas de distanciamento e isolamento social, a EEDC ficou com as atividades suspensas por um período. Por isso, adotou um novo modelo para que a escola continue ativa: híbrido, com aulas e palestras presenciais e também on-line. A escola oferecerá cursos de capacitação para servidores e fornecedores e cursos básicos sobre direito do consumidor e educação financeira para toda a comunidade.
O superintendente do Procon Goiás, Alex Augusto Vaz, analisa que a pandemia da covid-19 tornou mais evidente a vulnerabilidade dos consumidores. Para se ter uma ideia, o Procon Goiás realizou, nos primeiros 8 meses de 2021, 12.885 atendimentos, 7.331 cálculos de dívidas e juros, 1417 empresas foram autuadas e 134 municípios foram fiscalizados.
“Os números demonstram não só um aumento considerável das demandas do órgão, mas tornam clara a necessidade de um espaço voltado para a realização de cursos e campanhas educativas a fim de possibilitar a conscientização dos consumidores e fornecedores e assim evitar o descumprimento do Código de Defesa do Consumidor”, explica Alex.