Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ouro Preto

Naves Cocota ganha eleição para diretor da Escola de Minas da UFOP

Direção vai até 2025 | 15.10.21 - 09:28
Jales Naves
Especial para o AR

Goiânia - Com 50,29% dos votos, a chapa 2, liderada pelo professor José Alberto Naves Cocota Júnior, ganhou as eleições para a escolha do novo diretor da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, MG, quatriênio 2021-2025. Dentre as propostas, o apoio às demandas dos órgãos colegiados junto à administração superior. “Juntos podemos construir a Escola de Minas do Amanhã”, defendeu na campanha eleitoral Naves Cocota Júnior, que teve como companheiro de chapa o professor Cláudio Lana.

“Honrados com a confiança de vocês, agradecemos a todos que acreditaram e acreditam nas nossas propostas. Em especial, aos 97 docentes, 37 TAEs e 409 discentes, que votaram na Chapa 2. Vencemos juntos e trabalharemos juntos! Será uma nova gestão, e contamos com toda a comunidade da Escola de Minas”, afirmou, tão logo foi conhecido ontem, dia 14, o resultado final da apuração.

Naves Cocota Júnior, 39 anos, casado, duas filhas, mineiro de Araguari, é doutor em Engenharia de Materiais pela Redemat (UFOP/UEMG), em 2017; mestre em Engenharia Elétrica na área de Controle, Automação e Robótica pela Coope-UFRJ, em 2009; e graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Escola de Minas da UFOP, 2005. Tem experiência na área de Engenharia de Controle e Automação, com ênfase em Robótica. Foi consultor ‘ad hoc’ da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), na área de habitação, do Ministério das Cidades, no período de 2009 a 2011.
 
A Escola
Idealizada por dom Pedro II e fundada por Claude Henri Gorceix no dia 12 de Outubro de 1876, a Escola de Minas foi pioneira em estudos geológicos, mineralógico e metalúrgico.

Em viagem à França, dom Pedro II pediu a Auguste Daubrée que fizesse um levantamento no Brasil de quais seriam as melhores formas de desenvolvimento de estudos e de exploração mineral. Daubrée tinha sido nomeado Diretor da Escola de Minas de Paris; por esse motivo, recusou o pedido, prometendo enviar Claude Henri Gorceix, pessoa de sua confiança.

Após um minucioso estudo, Gorceix chegou à conclusão de que Ouro Preto era uma região de grande riqueza geológica e enviou um relatório a dom Pedro II, informando ser o lugar ideal para fundar a sede da Escola.

Inicialmente, a Escola de Minas começou funcionando no antigo Palácio dos Governadores, as aulas aconteciam inclusive aos sábados e domingos e eram em tempo integral, com o objetivo de formar profissionais num menor espaço de tempo.

Gorceix foi fundador da Escola, primeiro diretor e professor de Mineralogia, Geologia, Física e Química. Faleceu no dia 6 de setembro de 1919, na França. Durante as comemorações de 94 anos da Escola, seus restos mortais foram trazidos para Ouro Preto e colocados no Mausoléu do Gorceix, localizado no primeiro prédio da Escola de Minas.

Em 1969, pelo Decreto-Lei nº 778, do Governo Federal, houve a incorporação da Escola de Minas à Escola de Farmácia, que, juntas, instituíram a Universidade Federal de Ouro Preto. No ano de 1995, a Escola de Minas foi transferida para o campus Morro do Cruzeiro, onde funciona atualmente junto à Universidade Federal de Ouro Preto, comportando nove cursos da área de Engenharia e Arquitetura.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351