Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Família Naves

Primos se encontram depois de 60 anos

Próxima reunião será em julho em Marabá | 19.10.21 - 08:01 Primos se encontram depois de 60 anos Carlos Roberto Naves e os irmãos Emílio e Eurípedes Naves Borges (Foto: Jales Naves)
Jales Naves
Especial para o AR

Goiânia - Primos primeiros, na faixa dos 60 anos de idade, que não se conheciam, agora querem uma aproximação e já providenciam novos encontros. Assim se pode descrever o entusiasmo e a felicidade de Emílio Naves Borges, que mora em Goiânia, e Carlos Roberto Naves, instalado em Marabá, PA, quando se viram pela primeira vez no sábado, dia 16, depois de se conhecerem pelas redes sociais, e das afinidades que foram surgindo a partir daí. Nesse primeiro encontro, Emílio, que tem uma chácara nas proximidades da capital, convidou Carlos para vir a Goiânia, e levou quatro de seus irmãos que residem na cidade: Vicentina, Eraci, Raulino e Raul Naves Filho, e seus familiares mais próximos, em torno de 40 pessoas. Mais os representantes de outros dois núcleos familiares: da Cornélia Naves Veloso, na presença da filha Maria Aparecida Naves; e do Alberto Naves Cocota, representado pelo filho Luiz Antônio Naves.

Foi uma tarde de conversas, troca de informações, lembrança dos tempos de criança e juventude, e recordação dos pais, que eram irmãos, filhos de Joaquim Naves de Oliveira, que ficou conhecido como ‘Cocota’, apelido da pessoa que tomou conta dele até a juventude, e de Virgilina Zulmira Naves, que igualmente eram primos. O casal teve 14 filhos, dentre os quais Raul Naves Cocota e Sérvolo Naves de Oliveira. O segundo encontro está programado: será em Marabá, para onde Emílio e família seguem em julho de 2022.

Empresário em Goiânia, da área de construção de redes elétricas, e fazendeiro, Emílio, 67 anos, é filho de Raul Naves Cocota e Maria Gonçalves Borges, ambos nascidos em Corumbaíba, GO, e já falecidos, e tem sete irmãos: Eurípedes, José, Joaquim, Vicentina, Eraci, Raulino e Raul, todos nascidos igualmente em Corumbaíba, como ele, sendo que Joaquim faleceu com 30 anos de idade e José mais recentemente. Como Eurípedes, o primogênito, não pôde comparecer à reunião, ele levou Carlos à sua casa, para uma visita, nesta segunda-feira, dia 18.

Filho de Sérvolo Naves de Oliveira e Mariana Prado Naves, ambos mineiros, ele de Araguari e ela de Paraguaçu, já falecidos, Carlos, 69 anos, tem quatro irmãos: Leobaldo Naves Prado, o primogênito, que mora em Uberlândia, MG, Lindalva, Reginaldo e Maria Terezinha, e passou boa parte de sua vida no Triângulo Mineiro. Ao se instalar em Marabá, montou um depósito de reciclagem, que tocou até 2016. Nessa época, enfrentou um câncer na próstata e uma paralisia no lado esquerdo, a coluna cervical pressionando a medula, o que o levou a realizar exames específicos em São Paulo, no Hospital ‘Albert Einstein’, só retornando ao Pará com a situação normalizada. Carlos também é de Araguari.

Joaquim Naves de Oliveira e Virgilina Zulmira Naves, que são do século anterior, tiveram os filhos: Ana Rosa, Antônio Naves Cocota, Eduardo, que morreu jovem. Maria Rosa, Maria Rita, Raul, os gêmeos Cornélia e Cornélio, Adélia, Dimas, João, Sérvolo, Alberto e Manoel Naves de Oliveira.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 19.10.2021 12:00 Carlos Roberto Naves

    Quero agradecer a receptidade que o primo Emílio e sua esposa Ana, me proporcionou desde minha chegada em Goiânia, em sua fazenda, onde nós proporcionol um banquete, e também agradecer da mesma forma os primos Raul, Raulino, Euripedes, vicentina, Eraci, e também, filhos e netos. Foi uma tarde inesquecível, obrigado a todos nunca vou esquecer.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351