Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Setor de serviços alavancou alta | 12.11.21 - 17:47
(Foto: Raphael Ribeiro/BCB)
Théo Mariano
Goiânia - O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 2,2% em 2019. O resultado supera a marca registrada no ano anterior, quando foi registrada alta de 1,4%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (12/11) pelo Instituto Mauro Borges (IMB). O resultado foi impacto principalmente pelo setor de serviços (+1,5%), além da agropecuária (+0,4%). Na contramão, a indústria goiana teve resultados negativos (- 0,7%).
No setor de serviços, que representa 7,3% da economia brasileira, segundo o IMB, somente nas atividades de Administração, Educação e Saúde Pública, Defesa e Seguridade Social foram notadas variações negativas (- 0,4%) em Goiás. No restante dos componentes desse segmento, a variação apresentou números positivos: Alojamento e Alimentação (+5,3%); Informação e Comunicação (+4,5%); Artes, Cultura, Esporte e Recreação e outras atividades de serviços (+3,6%), Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, Administrativa e Serviços Complementares (+3,3%) e Atividades Imobiliárias (+2,4%).
O resultado alcançado pelo PIB de Goiás em 2019 foi de R$ 208,672 bilhões - um incremento de R$ 12,991 bilhões em relação a 2018. A participação do Estado no Produto Interno Bruto nacional foi de 2,8%, resultado que deixa Goiás na 9ª posição do ranking entre Estados e Distrito Federal e na 2ª posição quando considerada somente a região Centro-Oeste.
Para conferir a íntegra do levantamento, clique aqui.