Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ArborizaGyn

Prefeitura projeta plantio de um milhão de árvores em Goiânia até 2024

50 mil mudas serão plantadas nesta sexta | 17.11.21 - 17:28 Prefeitura projeta plantio de um milhão de árvores em Goiânia até 2024 (Foto: Reprodução / Câmara de Goiânia)

Théo Mariano

Goiânia - 
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, topou encarar uma meta ousada em seus quatro anos de gestão: plantar 1 milhão de novas árvores na capital em quatro anos de gestão. Segundo o presidente da Companhia de Urbanização da capital (Comurg), Alex Gama, o desafio foi proposto após uma conversa com um ambientalista. "Este professor um dia me disse: 'Caso Goiânia plante mais 1 milhão de mudas, terá cerca de duas árvores por habitante'", contou em entrevista exclusiva ao jornal A Redação nesta quinta-feira (17/11).


Alex Gama (Foto: Letícia Coqueiro/jornal A Redação)
 
Para atingir a meta, uma das ações propostas foi o programa ArborizaGyn. Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Goiânia vai mobilizar homens e mulheres da Comurg e da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), além de voluntários, para o plantio de 50 mil mudas em três locais: no Residencial Três Marias, no Parque Macambira e no Parque Cascavel. A iniciativa, segundo Alex Gama, também será aberta para participação da sociedade goianiense. "Fizemos parcerias já com entidades da sociedade civil como, por exemplo, o Rotary Club", disse o presidente da Comurg.

Além do plantio de milhares de mudas, há também outro objetivo por trás da ação: entrar para o Guinness Book ao plantar as 50 mil árvores em menos de meia hora. A atual recordista plantou cerca de 42 mil mudas em mais ou menos 40 minutos, segundo Alex Gama. De toda forma, garantiu o presidente da Comurg, "todas as árvores serão plantadas - em 30 minutos, uma ou duas horas".

As áreas verdes escolhidas para o plantio abrigam as nascentes dos córregos Pindaíba, Cascavel e Macambira, e a ação visa recompor as árvores perdidas ao longo do tempo, protegendo as fontes de água da erosão e assoreamento, além de facilitar a infiltração de água no solo e o abastecimento do lençol freático. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351