Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

cooperativismo

OCB/GO dá posse ao coordenador do Núcleo Cooperativo Norte, em Porangatu

José Renato Almeida foi empossado nesta quinta | 25.11.21 - 21:05 OCB/GO dá posse ao coordenador do Núcleo Cooperativo Norte, em Porangatu (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – O cooperativismo no Norte Goiano já tem coordenador: foi empossado nesta quinta-feira (25/11), em Porangatu, o presidente do Núcleo Cooperativo Norte do Sistema OCB/GO, José Renato Almeida, em solenidade realizada na sede do Sindicato Rural, que contou com lideranças de cooperativas da região, da prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos), e do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira. O novo coordenador dará suporte às cooperativas dos municípios de São Miguel Do Araguaia, Uirapuru, Crixás, Alto Horizonte, Campinorte, Uruaçu, Niquelândia, Minaçu, Mara Rosa e Porangatu, principalmente às menores, que têm mais dificuldades.
 
José Renato diz que as relações comerciais e a troca de experiências entre as cooperativas vai fortalecer todo o setor. "Com a criação dos núcleos, haverá maior interação entre os dirigentes das cooperativas, demandando, em conjunto, cursos e treinamentos, por exemplo, que podem ser oferecidos pelo SESCOOP. Isso pode desenvolver muito o cooperativismo não só na Região Norte, mas em todo o Estado", acredita.
 
O presidente do Núcleo Cooperativo Norte diz que Luís Alberto Pereira acerta ao propor essa divisão do Estado em núcleos regionais. “Me sinto muito feliz e honrado por ter sido escolhido coordenador do núcleo da Região Norte e acredito que isso vai fazer com que a integração entre as cooperativas das diferentes regiões do Estado e o Sistema OCB/GO será maior, vai aproximar mais as cooperativas, principalmente as do Norte e Nordeste, que ficam mais distantes da capital", afirma.
 
"Concluímos as visitas programadas aos núcleos Nordeste e entorno do Distrito Federal, Noroeste e, nesta semana, ao núcleo Norte. Além de levarmos o Sistema OCB/GO, com seus produtos, serviços e consultorias mais próximo às cooperativas, nós também levantamos uma radiografia completa do cooperativismo no Estado e conhecemos em profundidade as necessidades e as diferenças de cada cooperativa nos mais diversos ramos", afirma Luís Alberto. As visitas aos núcleos das Regiões Sudoeste, Sul e Central serão realizadas no primeiro semestre de 2022, quando será concluída a primeira etapa em um total de 300 cooperativas visitadas.
 
Superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes acredita que muitas parcerias podem ser feitas com o Núcleo Cooperativo Norte, a exemplo dos programas de educação continuada, como o Formacoop, o programa de líderes e outros que atendam as necessidades e as expectativas das cooperativas da Região Norte. “Temos de atender as suas peculiaridades. Também podemos trazer eventos que possam alavancar a intercooperação, proporcionar que as cooperativas façam negócios entre elas e se conheçam mais", diz. Jubrair Gomes destaca que Goiás é um Estado grande e o núcleo Norte é uma forma de termos um outro braço para podermos atender melhor essa região, porque fica difícil para os dirigentes e cooperados da região participarem dos eventos em Goiânia.
 
A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, considera de grande importância o trabalho que será desenvolvido pelo núcleo do Sistema OCB/GO. "Vai abranger toda a região e o coordenador José Renato terá o suporte dos produtores para levar esse movimento adiante, mostrando a importância do cooperativismo que dá ao produtor a possibilidade de produzir mais e com um custo menor, conseguindo, assim, competir no mercado com as grandes indústrias, fortalecendo a economia local e gerando mais empregos e renda", diz.
 
A prefeita destacou que o modelo cooperativista já se disseminou no município e vem dando certo. "Agora, com a criação do núcleo, terá maior abrangência. Agradeço ao presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto. Isso com certeza é um sinal de que nossa região tem potencial para crescer, especialmente nesse momento importante para o nosso desenvolvimento, com a chegada da duplicação da BR-153 e da construção da ponte sobre o Rio Araguaia, que liga a região ao Estado do Mato Grosso", comemora.
 
Os núcleos regionais serão facilitadores para a promoção de eventos e pontos de apoio para outras ações. A fase de visitas aos núcleos regionais cooperativos, além de promover a integração entre as cooperativas e o Sistema OCB/GO, também proporciona aos dirigentes do cooperativismo goiano estreitarem laços com autoridades locais, contribuindo para futuras parcerias. “Os núcleos ajudam a promover o desenvolvimento regional desse modelo de negócio, atrair cooperativas não registradas para o Sistema e incentivar a constituição de novas empresas cooperativas”, acrescenta Luís Alberto.
 
Ao todo, são seis os Núcleos Regionais Cooperativos da OCB/GO. O Núcleo Norte é coordenado por José Renato Almeida; o Central, pelo próprio presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira. Os coordenadores dos demais núcleos são Pedro Caldas (Núcleo Nordeste e Entorno do DF), João Batista Machado (Núcleo Sul), Marcelo Ferreira (Núcleo Sudoeste) e Pedro Barbosa de Oliveira (Núcleo Noroeste). Os núcleos abrangem cooperativas de diversos ramos: financeiro, agronegócio, transportes e saúde.
 
Caberá a eles o assessoramento e a representação para a execução descentralizada de programas, projetos e atividades de interesse comum de todas as cooperativas goianas.
 
Palestras
 
A programação de atividades que antecederam a posse teve como destaque as palestras “Cooperar é show”, realizadas pelo grupo Q9, que transmite os principais conceitos do cooperativismo de forma teatral e bem-humorada. Em Porangatu a palestra foi realizada em 16 de novembro, no auditório da UEG; em Uruaçu, o evento foi realizado no dia 17, na Câmara Municipal da cidade. “Observamos, na série de visitas que fizemos às regiões Nordeste, Noroeste e Norte, que foi muito boa a receptividade do público que assistiu às apresentações. Estamos muito animados para continuar esse trabalho”, informa Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO.
 
As palestras “Cooperar é show”, promovidas pelo SESCOOP/GO, foram realizadas obedecendo a todos os protocolos de segurança para a prevenção à covid-19, a exemplo do uso de máscara e o distanciamento entre as pessoas, conforme estabelecido nos decretos municipais vigentes em cada cidade.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351