Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Ferramenta traz mais emoção à cerimônia | 02.12.21 - 11:19
A Redação
Goiânia - Uma apresentação de slides é uma ótima pedida para garantir um casamento cheio de emoções. No início do jantar ou da festa após a cerimônia, apresentar um bom slideshow é uma ótima maneira de comover os convidados de seu casamento.
Além de ser uma forma de entretenimento para todos que estarão presentes, ao escolher as melhores fotos e vídeos que relembram momentos marcantes e combiná-las com uma trilha sonora especial, você é capaz de criar uma apresentação que faça cada convidado se sentir conectado com o casal, além de celebrar e agradecer aos amigos e familiares que fizeram parte da jornada dos dois.
Muitas pessoas pensam que slideshows são apenas um desperdício de tempo e dinheiro, mas, quando bem feito, é um artifício capaz de criar uma atmosfera única durante o evento, onde todos estão unidos para admirar a trajetória dos noivos. Nesse artigo, nossa intenção é te mostrar um meio fácil e prático de desenvolver um slideshow de qualidade e inovador, capaz de impressionar qualquer um que esteja assistindo.
Você não vai precisar gastar centenas de Reais com profissionais da área, nem passar dias e horas desbravando um aplicativo lento e complicado, para conseguir um resultado que acaba não sendo tão satisfatório. Nós, da Redação, selecionamos as cinco melhores dicas para te auxiliar nesse projeto.
Confira o primeiro passo:
1. Escolha e instale o melhor software para criação de slides
O primeiro passo para produzir uma boa apresentação de slides é, definitivamente, escolher um software de criação com o melhor custo benefício, ou seja: ele deve ser intuitivo, fácil de utilizar e o mais completo possível.
Para tornar todo esse processo mais fácil, nossa equipe avaliou diversos programas deste segmento, até entrarmos em sintonia sobre qual seria o melhor dentre todos. Mesmo com tantas opções no mercado, temos apenas uma que cumpre com excelência o que promete.
É um consenso entre a nossa equipe que a melhor opção é o Movavi Slideshow Maker, disponível tanto na versão paga quanto na versão gratuita, que não deixa nada a desejar.
O Movavi tem sido o programa de criação e edição de mídia com melhor custo benefício já há algum tempo, e essa reputação é totalmente merecida: o software conta com uma imensa variedade de recursos, tanto para aqueles que adquirirem o programa pago, quanto para os usuários da versão gratuita.
É uma aplicação que garante tanto qualidade quanto eficiência, transformando qualquer imagem ou vídeo numa apresentação deslumbrante.
2. Faça uma pré seleção das mídias a serem exibidas
Essa parte sempre acaba sendo a tarefa mais demorada do processo de criação de slides: muitas pessoas têm dificuldade em encaixar todas as fotos que desejam, e então acabam pegando uma história envolvente e encantadora e apresentam-na de maneira que acaba se tornando maçante, e entediante para os convidados.
Por isso, antes de começar a editar, é importante fazer uma pré-seleção das fotos e vídeos do casal que você queira incluir nos slides. Escolha as que retratam os períodos mais marcantes, e somente as que estejam em boa qualidade - como muito provavelmente os slides serão apresentados através de um projetor, imagens pixeladas, com luz estourada, muito escuras ou apenas com baixa qualidade no geral podem ser custosas de enxergar.
Se por acaso os cônjuges não tiverem tantas fotos, você pode intercalá-las com pequenos textos ou frases, como se estivesse narrando uma história; assim, você preenche as lacunas de tempo de uma forma fluida e agradável.
No caso da dificuldade ser a contrária, descarte as fotos muito parecidas, e procure conceber um maior espaço de tempo entre as datas em que foram tiradas. Assim, você pode mostrar o decorrer dos anos evidenciando apenas os acontecimentos mais marcantes.
3. De que ponto começar?
Se você já selecionou as mídias ideais para o slideshow, é hora de organizá-las e colocar a mão na massa! Quem decide de onde começar é você: pode ser desde o dia em que eles nasceram, alguns meses ou semanas antes dos pombinhos se conhecerem, ou à partir daquele dia ou então do primeiro encontro.
Agora é hora de deixar seu lado poético fluir: solte as asas da imaginação para construir uma narrativa tocante da trajetória do casal!
Nessa parte, a única regra é respeitar a ordem cronológica das imagens; nada de intercalar as fotos da infância com fotos da faculdade, do colégio ou do primeiro emprego.
Isso pode parecer “despojado” , diferente, ou até fazer algum sentido para quem tem mais intimidade com os noivos, mas é bom lembrar que nem todos no casamento vão entender piadas internas e afins.
Dessa maneira, prenda-se à ordem correta dos acontecimentos; isso vai evitar confusões, perguntas durante a apresentação, e simplesmente será mais agradável num geral. Portanto, lembre-se: siga sempre uma linha do tempo concisa.
4. Tempo e trilha sonora
Agora, precisamos sincronizar a quantidade de imagens com as músicas escolhidas e o tempo de duração do slideshow. Para não montar uma apresentação curta ou longa demais, aconselhamos que você escolha duas músicas marcantes para os noivos, e que elas tenham cerca de três ou quatro minutos cada.
O intuito é inserir os noivos e convidados em uma atmosfera única e calorosa, apenas por um momento, para unir a todos na celebração do matrimônio. Não podemos correr o risco de tornar esse momento tão singelo em algo maçante.
Devido a isso, devemos considerar que nem todos os que estarão presentes vão conseguir prestar atenção ou se entreter com uma apresentação de mais de 10 minutos, ainda mais se houverem crianças - devemos nos atentar a cada parcela do público.
Por outro lado, pode ser difícil encaixar toda a trajetória de vida dos noivos em um curto slideshow de 3 minutos. Por isso, escolha as duas músicas mais adequadas para o momento e se prepare para fazer cada minuto valer.
5. Inclua amigos e família
Uma maneira de deixar sua produção ainda mais única e divertida é incluir os amigos e familiares que sempre estiveram presentes na história do casal. Não precisamos gravar todos convidados, bastam apenas os mais íntimos e por quem os noivos tem mais apreço.
O modo mais convencional de fazer isso seria acrescentar algumas fotos ou vídeos com todos juntos, recordando bons momentos. Todavia, trouxemos outras duas sugestões para aqueles mais ousados, que querem um slideshow inovador.
Caso você queira trazer um ar mais comovente e afetuoso, uma boa opção é fazer uma entrevista com os participantes. Peça relatos da época em que os noivos se conheceram, e as primeiras impressões que cada convidado teve. Para algo ainda mais sentimental, peça para cada participante do vídeo escrever votos de felicidade destinados ao casal - essa é uma forma de garantir lágrimas no casamento.
Uma opção mais descontraída seria fazer um questionário com perguntas cômicas. Algumas opções são: “o primeiro filho deles será mais parecido com quem?”, “qual dos dois é mais dorminhoco?”, ou até “se você pudesse apostar, a primeira briga do casal seria por que motivo?”. Libere a sua imaginação, quanto mais inusitada a pergunta, melhor o resultado.
Depois dessas dicas, você está 100% qualificado para criar uma apresentação não só esteticamente bonita e profissional, mas capaz de prender a atenção de todas as pessoas presentes, até daquelas que dizem não gostar de slideshows.
Aproveite o processo criativo, deixe os sentimentos fluírem, e não se pressione para terminar logo. Com o programa certo e as mídias pré selecionadas, brevemente você terá criado uma apresentação capaz de encantar a todos com sua apresentação de slides.