Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Projeto Quilombola

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás realiza exposição virtual

Mostra apresenta propostas do concurso | 13.12.21 - 13:22 Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás realiza exposição virtual (Foto: Divulgação)
A Redação

Goiânia - 
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) realiza uma exposição virtual das propostas vencedoras do Concurso Nacional de Projeto para Habitação Quilombola. O resultado final das seleções ocorreram na sexta-feira (10/12). O primeiro lugar ficou com a equipe goiana formada pelos arquitetos e urbanistas Pedro Henrique Ramos Lima e Marina Noelle Sousa Borges. O objetivo do concurso foi a seleção do melhor projeto para a construção de moradias nas comunidades remanescentes de quilombos localizados em Goiás, como parte dos programas habitacionais da Agehab (Agência Goiana de Habitação). 
 
Clique aqui e confira a exposição virtual
 
A segunda colocação ficou com o arquiteto e urbanista Victor Maitino (SP) e a terceira, com a arquiteta e urbanista Nubia França de Oliveira Nemezio (RJ). Receberam menção honrosa as propostas da GSR Projetos e Consultoria Empresarial Ltda (DF), arquitetos e urbanistas Gabriel Deller de Aguiar e Felipe Nakamura Bassani (PR), e arquiteta e urbanista Maria Luísa de Carvalho (AL).
 
Ao todo, o concurso recebeu a inscrição de 86 projetos. Do total, 69 foram habilitados para a etapa de julgamento, dos quais 35 foram classificados com nota 7 ou superior. As propostas classificadas foram elaboradas por profissionais de 15 Estados: São Paulo (10 projetos), Goiás (7), Rio de Janeiro (4), Distrito Federal e Paraná (3), Santa Catarina e Rio Grande do Sul (2), Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe (1).
 
Após o anúncio dos primeiros colocados em novembro, houve recurso, porém a Comissão Julgadora manteve a pontuação dos projetos selecionados.
 
Cultura
"O concurso é o meio mais democrático de se contratar e com o melhor resultado de projeto", afirma a gerente geral do Conselho, Isabel Barêa Pastore. "O CAU defende que todas as contratações de projetos públicos sejam feitas mediante concurso."
 
Segundo a coordenadora da licitação, Maria Ester de Souza, assessora institucional do Conselho, o maior desafio foi estabelecer o programa para o projeto de uma casa que, embora aparentemente simples, precisou levar em conta elementos da cultura quilombola. “Além disso, não poderíamos perder o foco do programa de Habitação de Interesse Social da Agehab”, afirmou. A diversidade de possibilidades de locação da moradia foi mais um desafio na elaboração dos critérios para seleção das propostas.
 
Junto a Maria Ester de Souza, integraram a Comissão Organizadora do concurso a conselheira do CAU/GO Camila Dias e Santos e o arquiteto e urbanista da Agehab Diogo Antônio da Paixão. A Comissão Julgadora foi integrada pela arquiteta e urbanista Adriana Mara Vaz de Oliveira, o arquiteto e urbanista Marcelo Perini Peralta Cunha e a historiadora Janira Sodré Miranda.
 
Histórico
Desde 2017, o CAU/GO aplica 2% dos recursos em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. Além disso, a promoção do concurso público como melhor opção para contratação de projetos de Arquitetura e Urbanismo é uma ação prevista nas diretrizes e metas para 2021.
 
O Concurso Nacional de Projeto para Habitação Quilombola é o terceiro promovido pelo CAU/GO. Em 2015, foi realizado o concurso para o desenvolvimento do projeto de Arquitetura de Interiores da sede do Conselho. Em 2019/2020, a autarquia realizou, na primeira parceria com a Agehab, o Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura para Habitação Social, visando premiar o projeto para unidades habitacionais a serem construídas no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351