A Redação
Goiânia - O Zoológico de Goiânia recebe dois macacos da espécie babuíno-sagrado, cujo nome científico é Papio hamadryas. Os animais devem chegar à capital nesta terça-feira (21/12). Eles vêm do Parque Zoológico Municipal de Bauru, em São Paulo, e o transporte é monitorado por veterinários goianos.
Na capital goiana, os animais farão companhia à Janaína, animal da mesma espécie que está sob os cuidados do parque. "Ela veio do zoológico de Camboriú em 2012 e formava um casal com o Sansão. Infelizmente ele morreu no ano passado e desde então temos empenhado esforços em conseguir a transferência de um macho, para que a fêmea não fique solitária", explica o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Junior.
Os animais transferidos de São Paulo são uma fêmea de aproximadamente nove anos e um macho de sete anos, que nasceram no Parque Zoológico Municipal de Bauru. Eles ficarão inicialmente em uma ilha separada da Janaína para irem se acostumando visualmente. Essa espécie é de origem nativa do norte da África e do sudoeste da Arábia, e se alimenta com frutas, insetos, ovos e pequenos vertebrados. Os babuínos-sagrados possuem esse nome porque eram considerados animais sagrados pelos antigos egípcios.
O lago onde ficam as Ilhas dos Macacos recebeu, recentemente, os serviços de desassoreamento, revitalização e ampliação das ilhas, além da instalação de equipamentos e o plantio de árvores para que todos os primatas tenham abrigo e brinquedos para se divertir.