Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Objetivo é criar experiência multissensorial | 01.01.22 - 10:35
(Foto: reprodução)José Abrão
Goiânia – O professor Homei Miyashita, da Universidade Meiji, no Japão, desenvolveu um protótipo de uma televisão com uma tela “lambível” com o objetivo de criar uma experiência multissensorial.
Segundo a Reuters, o protótipo, chamado carinhosamente de Taste the TV (Saboreie a TV), possui 10 recipientes com sabores variados que podem ser combinados em sprays que são borrifados em um tipo de papel filme, para que o telespectador possa saborear.
Desenvolvida por uma equipe de 30 pessoas sob a orientação do professor, Miyashita explicou que a ideia surgiu durante a pandemia de covid-19 e o isolamento social. Segundo ele, a inspiração é poder oferecer às pessoas a experiência do sabor de um restaurante do outro lado do mundo sem precisar sair de casa.
Em termos práticos, o professor afirma que a TV deve custar cerca de US$ 875 para produzir e suas utilidades práticas incluem, por exemplo, aulas remotas para chefs, cozinheiros e sommeliers. Outra possibilidade seria oferecer o sabor em cardápios para que as pessoas possam escolher um sabor de pizza, por exemplo.
O protótipo foi apresentado à jornalistas japoneses e internacionais e a universidade já estaria em contato com algumas fabricantes. Veja abaixo a demonstração, em japonês, da máquina.