A Redação
Goiânia - Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz disse que enxerga como “bússola” o plano de governo apresentado na eleição de 2020 e reafirmou compromisso de cumprir o que foi pactuado com a população da capital ao longo do mandato. “Tenho o dever de seguir o plano de governo que Maguito Vilela e eu apresentamos nas eleições de 2020. O documento é uma direção para mim”, destacou.
A afirmação foi feita durante entrevista à TV Brasil Central na terça-feira (22/2). Além disso, o prefeito pontuou que se balizou pela plataforma apresentada durante a campanha ao tomar a decisão de priorizar o social no primeiro ano de mandato. “Muito em função da covid-19, investimos em programas sociais para proteger a renda do goianiense. O IPTU Social e o Renda Família + Mulher são exemplos disso”.
O Renda Família + Mulher, citado por Rogério, entrará na terceira etapa em março. Consiste em distribuir auxílio de R$ 1,8 mil para famílias em situação de vulnerabilidade social em seis parcelas de R$ 300. Até o momento, são 8,5 mil mulheres contempladas. Juntos, o Renda Família e a versão Renda Família + Mulher vão atender cerca de 25 mil famílias goianienses. O programa foi um dos primeiros a serem consolidados na gestão, ainda no início de 2021.
“Hoje são 78 projetos para serem executados em 2022, e até o primeiro semestre de 2023. Acredito muito que um dos primeiros trabalhos que o Maguito faria seria o social, devido à pandemia. Foi por onde iniciamos e é o que estamos fazendo até hoje”, afirmou Rogério
O prefeito detalhou, ainda, outro projeto em curso que considera importante: o Casa Verde Amarela Parcerias, desenvolvido com contrapartidas dos governos estadual e federal. O município arca com 20% do custo total, o que diminui o valor de entrada e reduz o preço final pago pelo beneficiário. Diferente do Minha Casa, Minha Vida, nessa modalidade o imóvel não é 100% gratuito. Mas há abatimento no valor. As inscrições estão abertas, no site da prefeitura.
Saúde e servidor
Ainda no que diz respeito ao plano de governo apresentado em 2020, Rogério afirma que a gestão cumpriu – ou cumprirá, nos próximos dias – compromissos firmados na área da saúde e com o funcionalismo público.
Na saúde, a atual administração entregou três unidades de atendimento, nos bairros Alto do Vale, Conjunto Riviera e São Carlos. Com recursos oriundos de emendas parlamentares destinadas por 13 deputados federais, o prefeito revela que há projeto para construir outras 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todas as regiões da cidade.
No que tange aos servidores, o prefeito confirma que vai cumprir a meta de pagar a data base de 2020 (que foi compromisso de campanha) e a de 2021. Até o dia 3 de março, também terá em mãos o plano para conceder o piso salarial aos professores da rede municipal de ensino. A proposta em formatação será submetida ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintego) e ao Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (Sindigoiânia) antes de ser encaminhada à Câmara de Vereadores.
“Em paralelo, a prefeitura se esforça para concluir projetos que estavam em andamento quando tomamos posse”, disse o prefeito. “É o caso do programa de pavimentação de 630 km de vias públicas e outras obras estruturais, como o BRT e unidades de ensino”.