Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Biodiesel

Evento Onda Bio celebra aprovação de convênio de ICMS em Goiânia

Governador e autoridades prestigiaram encontro | 24.02.22 - 23:26
Evento Onda Bio celebra aprovação de convênio de ICMS em Goiânia (Foto: Letícia Coqueiro)José Abrão
 
Goiânia – A Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) realizou na noite desta quinta-feira (24/2) o evento Onda Bio, que reuniu empresários do setor do biodiesel, representantes do Governo do Estado de Goiás e entidades da indústria para celebrar a aprovação do Convênio ICMS 206/21. A solenidade ocorreu no terraço do Edifício Rizzo Plaza, no Setor Sul, em Goiânia.
 
Prestigiaram o evento prefeitos das cidades goianas que abrigam usinas de biodiesel, líderes da categoria, representantes da indústria, assim como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Joel de Sant’Anna Braga Filho, e a secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schmidt.
 
O acordo celebrado trouxe solução para a questão tributária do novo modelo de comercialização do biodiesel no Brasil, com o protagonismo do Governo de Goiás, representando pela Secretaria Estadual da Economia, na elaboração e apresentação do sistema de incidência de ICMS, aprovado e normatizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).



O presidente da Adial, José Garrote (Foto: Letícia Coqueiro)
 
“Essa conquista não tem um significado único. Estamos falando de uma inteligência tributária que vai nos permitir atingir a sustentabilidade, atendendo as necessidades econômicas, o social e o ambiental. É extremamente importante”, pontua o presidente da Adial, José Garrote.


Ronaldo Caiado (Foto: Letícia Coqueiro)

“A equipe da Secretaria de Economia conseguiu algo único Estado, que foi resolver o problema do biodiesel no País. Os representantes de associações do Brasil todo vieram aqui reconhecer e aplaudir essa iniciativa nossa”, afirma Ronaldo Caiado.

“Não existe desenvolvimento sem os empresários”, resume o governador. “Precisamos enfrentar o populismo e a forma de fazer isso é levar o desenvolvimento para a nação. A transferência de renda é necessária, mas com um objetivo claro: que venha produzir no futuro aquilo que venha impedir o ciclo da pobreza”, completa.

Um dos idealizadores do projeto foi o presidente da Caramuru Alimentos e ex-presidente de Adial, Alberto Borges. Ele destacou a preocupação do impacto social do acordo, pois afirma que as condições anteriores iriam inviabilizar a permanência das usinas de biodiesel no Estado. “Ficamos numa situação sem saída, que levaria diversas indústrias a descontinuar a operação. As sete usinas que de biodiesel que temos em Goiás estão entre as principais empregadoras nas cidades onde estão instaladas. Isso geraria uma dificuldade muito grande para os municípios e os colaboradores”, conta. “Pedimos apoio ao governador e à secretária de Economia que entenderam a repercussão. Tendo este apoio, construímos uma solução técnica para propor a nível nacional novas alternativas, que conseguiu convencer sua viabilidade aos outros Estados, e essa alternativa foi criada em Goiás”, destaca.


A secretária da Economia, Cristiane Schmidt (Foto: Letícia Coqueiro)
 
“Para a economia de Goiás, esta conquista é muito importante, pois permitiu manter este emprego e renda, principalmente agora depois da pandemia, quando realmente precisamos segurar estes empregos e melhorar a renda da população”, acrescenta a secretária Cristiane Schmidt. “Desde fevereiro de 2021, nós, de mãos dadas com este setor, trabalhamos em conjunto por uma solução. Goiás foi protagonista porque se propôs a buscar uma alternativa a nível nacional. Fizemos nosso dever de casa, junto com as associações, até felizmente sair nosso convênio”, finaliza.
 


O secretário da Indústria, Joel Sant'Anna (Foto: Letícia Coqueiro)

“A iniciativa privada sempre procurou agregar ao Estado, estar junto, no que traz desenvolvimento e na geração de emprego, que é o melhor programa social que existe”, salienta o empresário Otávio Lage de Siqueira Filho, ex-presidente da Adial. Ele também destacou que a ação encoraja o desenvolvimento do setor no Estado, fato com que o secretário Joel Sant’Anna concorda: “A importância da Onda Bio é a geração de emprego, principalmente na minha pista, num momento desse de retomada. Esta conquista não apenas não vai romper com a cadeia produtiva como vai estimular o mercado goiano, pois mostra que Goiás está de braços dados com o setor produtivo”.

O empresário Otávio Lage de Siqueira Filho (Foto: Letícia Coqueiro)

Para chegar à aprovação do convênio, houve esforço cooperativo com articulação de empresários goianos do setor, representados pela Adial, e das associações nacionais de biodiesel: Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351