Adriana Marinelli
Goiânia - "Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação". Foi o que afirmou o deputado Arthur do Val (Podemos-SP), pré-candidato ao governo de São Paulo, sobre as falas em que disse que as mulheres da Ucrânia "são fáceis porque são pobres".
Conhecido como 'Mamãe Falei', o deputado se desculpou pelas declarações na manhã deste sábado (5/3) ao retornar ao Brasil. Ele era esperado por jornalistas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde concedeu uma entrevista coletiva e classificou o áudio como "infeliz". O parlamentar também destacou que o áudio que repercutiu havia sido enviado em um grupo privado.
Entenda
Acompanhado do dirigente do MBL, Renan dos Santos, Arthur do Val viajou à Ucrânia, país alvo de ataques do governo russo. Durante os últimos dias, o parlamentar utilizou as redes sociais para compartilhar fotos da fronteira e chegou a publicar uma imagem na qual afirma estar produzindo "Coquetéis Molotov para o exército Ucraniano".
Durante o período em que esteve na Ucrânia, o parlamentar enviou áudios a grupos de amigos. Em uma das mensagens, afirmou que as refugiadas encontradas na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia “são fáceis, porque são pobres”. "E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’", continuou ao citar "a facilidade". Os áudios, repudiados por políticos, inclusive por Sérgio Moro, que se colocava como aliado de Mamãe Falei, também foi alvo de série de comentários de repúdio nas redes sociais.