Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Conselho de Pensadores do Futuro

Especialistas se juntam à Fieg para trabalhar Educação e Tecnologia em Goiás

"Atuar na vanguarda é primordial", diz Mabel | 07.03.22 - 14:16 Especialistas se juntam à Fieg para trabalhar Educação e Tecnologia em Goiás (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)

Théo Mariano

Goiânia -
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizou nesta segunda-feira (7/3) o primeiro encontro do Conselho de Pensadores do Futuro, uma iniciativa que contará com debates envolvendo alguns dos principais especialistas sobre o futuro da Educação. O grupo discutirá ações voltadas às megatendências no setor, sobretudo aquelas voltadas à integração do ensino com  tecnologia. Doutora em Educação por Harvard, Lúcia Dellagnelo disse, ao ser questionada pelo jornal A Redação durante coletiva de imprensa após a reunião, que é preciso investimento em quatro dimensões do setor. "Primeiro, entender o papel da tecnologia no desenvolvimento econômico-social do país; (...) Segundo, investir na preparação de gestores e professores; (...) Terceiro, criar materiais digitais de qualidade; (...) E, por último, investir em conectividade e equipamentos", explica Lúcia Dellagnelo.


Lúcia Dellagnelo (Foto: Reprodução)

O Conselho pretende, também, fomentar o desenvolvimento da indústria goiana, além de nortear o empreendedorismo e inovação no setor produtivo. O grupo envolve, além da Fieg, as entidades Sesi e Senai, que integram o Sistema S. “Atuar na vanguarda é primordial, principalmente com as mudanças que temos vivido nos últimos anos, devido à pandemia da covid-19, à aceleração da transformação digital e às mudanças significativas no mundo do trabalho”, justifica o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel. Por isso, a federação pretende antecipar e mapear as novas habilidades exigidas por trabalhadores da indústria do futuro.

Entre os especialistas, há um consenso, com base no que foi discutido durante a reunião, de que tanto a preparação dos profissionais da Educação quanto uma infraestrutura de qualidade são necessários para um avanço notório do setor. "As tecnologias funcionam bem se houver uma interação pedagógica permanente. A tecnologia sozinha não resolve nada", enfatizou Maria Helena de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação. "O aluno pode ter o melhor computador, o melhor laboratório computacional, mas, se não tiver um material pedagógico de qualidade e uma boa interação, não vai aprender ou desenvolver as competências que os estudantes precisam", completou após a pergunta feita pelo jornal A Redação.


Maria Helena de Castro (Foto: Reprodução)

O superintendente do Sesi e diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, reforçou que o material pedagógico da entidade tem sido trabalhado para aprimorar o ensino com um material autoral, que segue os princípios norteados pelos especialistas. "[O material] está totalmente alinhado à BNCC, totalmente digital e com um grau de informação que permite trilhas de aprendizagem individual", disse Lucchesi. Além disso, o superintendente reforçou que a entidade é a rede que mais investe em preparação de docentes.

O Conselho de Pensadores do Futuro é integrado por 12 nomes: Sandro Mabel, presidente da Fieg, Sesi e Senai Goiás; Paulo Vargas, diretor regional do Sesi e Senai; Rafael Lucchesi, economista, diretor de Educação e Tencologia da CNI, diretor-geral do Senai e Superintendente do Sesi Nacional; Alexandre Campos Silva, PhD em Gestão do Conhecimento e Google Cloud Innovation in Education Brazil; Claudio Sassaki, cofundador e CEO da Geekie; Celson Pantoja Lima, doutor em Ciências da Computação; Eduardo Deschamps, doutor em Engenharia Elétrica e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação; Edward Madureira Brasil, doutor em Agronomia e ex-reitor da UFG; Jeferson de Oliveira Gomes, doutor em Engenharia Mecânica e superintendente de inovação da CNI; Lúcia Dellagnelo, doutora em Educação por Harvard, e presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb); Maria Helena de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação; e Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351