Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Centro de Goiânia

Instituto Histórico e Geográfico de Goiás: ponto de encontro de intelectuais

Sede foi restaurada | 25.03.22 - 18:34 Instituto Histórico e Geográfico de Goiás: ponto de encontro de intelectuais Ato inaugural da sede restaurada do IHGG (Foto: DIVULGAÇÃO)
Jales Naves
Especial para o jornal A Redação

Goiânia - Uma das mais tradicionais instituições da área cultural goiana, que neste 2022 completa 90 anos de existência, o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) já é ponto de encontro de intelectuais, centro de estudos e debates para pesquisadores e estudiosos, e de referência turística de Goiânia, pela beleza de sua sede, agora com iluminação especial e que ressalta todo o charme desse local, que reúne um dos maiores acervos de livros, alguns raros, e periódicos goianos. Numa parceria com o Sicoob UniCentro BR, foram aplicados mais de 2,5 milhões de reais na restauração de sua sede, a primeira construída no setor Sul, em 1939, na então nascente cidade de Goiânia, inclusive tendo restaurada a sua cor original, rosa, e na reforma de seus espaços, na rua 82 com a rua 85. O prédio, erguido em três lotes doados pelo Governo do Estado a 200 metros do Palácio das Esmeraldas, passa a contar com o espaço de convivência ‘Café Brasileira Leo Lynce’ e com estantes deslizantes, doadas pela Prefeitura de Goiânia e que proporcionaram um grande salto de qualidade na conservação do acervo.
 
“Para aquilatar a dimensão dessa parceria, basta dizer que desconheço um investimento superior, na área cultural de Goiás, de natureza exclusivamente privada”, disse o presidente do IHGG, Jales Guedes Coelho Mendonça, ao agradecer a contribuição da Cooperativa de crédito na viabilização desse projeto. Explicou que, ao assumir a presidência do Instituto, em maio de 2021, percebeu que uma das medidas mais urgentes era justamente requalificar a sede original. “Na busca por parceiros, recebi a visita de várias pessoas, mas foi o diretor de Relacionamento e Inovação do Sicoob UniCentro BR, dr. Diogo Mafia Vieira, quem vislumbrou imediatamente a coincidência de interesses”. “Colocando em prática seu gênio estrategista e o sétimo princípio do Cooperativismo, conseguiu agregar simpatia à inovadora ideia, recebendo o aval resoluto dos diretores da Cooperativa, os drs. Raimundo Nonato Leite Pinto, Clidenor Gomes Filho, Rodrigo Naves Pinto, José Humberto Siqueira e Hélio Moreira”, afirmou.
 
Apoio e agradecimentos
“Só quem assumiu o comando de uma entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública sabe das dificuldades de toda ordem que nos assomam, máxime as de natureza financeira”, afirmou Jales Mendonça, para citar o escritor Bariani Ortêncio, que sempre salienta, em tom de brincadeira: “sou o eterno tesoureiro de todas as instituições culturais sem dinheiro em Goiás”.  Para vencer uma série de barreiras e até incompreensões, agradeceu a Deus “por ter me dado forças”, bem como aos amigos, “um tesouro de valor incalculável, e a minha querida família (esposa Iara, meu braço direito de todas as horas, há quase 27 anos; meus amados filhos Tales e Melissa, nossa maior riqueza, e meus pais Eduardo Mendonça – falecido em 2020 –, e Fátima Coelho Mendonça, e avó Terezinha Coelho)”.
 
Agradeceu, de igual modo, aos integrantes do IHGG pela confiança, citando, em especial, o tesoureiro Pedro Nolasco de Araújo, neto de Léo Lynce, o primeiro poeta modernista de Goiás, que passa a emprestar seu nome ao ‘Café Brasileira’; e o professor Nilson Jaime, por realizar, “com notável zelo, a curadoria das salas de exposições, sem prejuízo de emprestar sua energia e competência ao nosso ambicioso projeto ‘Goiás + 300’”. Rendeu suas homenagens aos três vice-presidentes, dr. Hélio Moreira, Beth Caldeira e Geraldo Coelho Vaz, “este um grande incentivador, orientador e a quem meu genitor também nutria indisfarçável afeição”. Lembrou ainda dos servidores, representados pelo professor Tito Coelho, e do desembargador Rogério Arédio, falecido em 2021, “entusiasta da criação da hemeroteca digital”.
 
Um agradecimento especial foi feito ao governador Ronaldo Caiado e ao secretário de Cultura, César Moura, “pelo apoio que vem dado a todas as entidades culturais no tocante aos servidores, esteio sem o qual seríamos obrigados a fechar as portas”; ao prefeito de Goiânia Rogério Cruz e ao secretário de Cultura do Município, Zander Fábio, pela doação das estantes deslizantes; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Carlos França; e ao presidente da Associação pró Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e da São Salvador Alimentos, José Carlos Garrote de Souza, “pelo valioso apoio”.
 
Um destaque foi endereçado ao presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Valterli Guedes, ao agradecer por ter conseguido com o jornalista Batista Custódio dos Santos a doação de coleções dos jornais “Cinco de Março” e “Diário da Manhã”, já à disposição dos pesquisadores.
 
Casa Rosada
As obras de restauração e reforma da sede e do prédio do IHGG foram iniciadas em outubro de 2021.
 
A Casa Rosada de Goiânia, novo ambiente de convivência e cultura da cidade, foi solenemente entregue na segunda-feira, dia 21, em ato que contou com as presenças do Governador; Prefeito da capital; presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Itaney Campos, que representou o TJGO; deputado estadual Henrique Arantes, representando a Assembleia Legislativa de Goiás; e os médicos Clidenor Gomes Filho, presidente do Conselho de Administração, e Raimundo Nonato, presidente do Sicoob UniCentro BR, dentre outros.
 
Esse espaço passou a contar com a 54ª agência da Cooperativa de crédito, uma das maiores do Brasil, que nasceu nesta capital, está completando 30 anos, tem 66 mil cooperados em quatro estados – Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins – e no Distrito Federal, 750 colaboradores e três bilhões de reais em ativos. Nesse prédio histórico ficam também as salas Colemar Natal e Silva e Jarbas Jayme, com seus respectivos acervos, disponíveis para visita, mantendo viva a memória da cidade.
 
Pelo contrato de cinco anos, renovável, o Sicoob UniCentro BR instalou nessa sede uma agência cultural e pagará ao Instituto um aluguel mensal, para custeio da instituição. Para o presidente do Instituto, Jales Mendonça, “nada representa mais o espírito de um povo do que a sua cultura”, frisando que parcerias como a que possibilitou a restauração demonstram a valorização da cultura goiana. “Reformar um imóvel como esse é resgatar memórias”, afirmou Rogério Cruz.
 
“Não existe povo sem história. Queremos essa história cada vez mais viva”, frisou Caiado, relembrando seu compromisso em resgatar a Secretaria de Cultura. “Meu primeiro ato como Governador foi restabelecer aquilo que é fundamental para todos nós: a cultura”, destacou.
 
O Sicoob UniCentro BR, conforme explica o presidente Raimundo Nonato, é uma Cooperativa de Crédito de livre admissão, cujo objetivo é administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade a todos. De sua parte, o médico Clidenor Gomes Filho lembrou que os desbravadores paulistas ocuparam Goiás há 300 anos e agora o Cooperativismo de Crédito faz o caminho inverso, já tendo instalado 14 agências em território de São Paulo e anunciando mais unidades para este ano.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351