Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Marcus Vinícius trabalha no País desde 2011 | 05.04.22 - 16:58
(Foto: Letícia Coqueiro/A Redação) Théo Mariano
Goiânia - Uma face pouco conhecida do publicitário goiano Marcus Vinícius Queiroz, que apresenta um programa na Rádio Jovem Pan Goiânia, é o seu envolvimento com a política colombiana. Desde 2011, o marqueteiro, que coleciona campanhas vitoriosas em Goiás e no Brasil, atua em diversas campanhas na Colômbia e, até hoje, tem tido sucesso nas empreitadas que assume no país vizinho. A vitória mais recente foi a eleição da progressista Clara López ao cargo de senadora.
A história de ambos começa em 2014, quando o publicitário é apresentado para López, agora senadora eleita, que à época buscava se tornar presidente da Colômbia. "A esquerda nunca tinha ultrapassado a marca de 500 mil votos nas eleições presidenciais [daquele país], e Clara López fez quase 2 milhões de votos", relembra Marcus Vinícius em entrevista ao jornal A Redação.
Marcus Vinícius Queiroz ao lado da senadora eleita Clara López no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo Pessoal)
A proximidade rendeu, ainda, um encontro recente entre ambos no Rio de Janeiro. Após as eleições de parlamentares, a Colômbia inicia, em maio, o processo eleitoral para definir o próximo presidente do País. Clara López procurou Marcus Vinícius justamente para entender qual estratégia adotar no pleito. "Ela também me buscou para traçar um planejamento de seu mandato", acrescenta o marqueteiro.
Além de Clara Lopéz, o marqueteiro também atuou em outras campanhas colombianas e em gestões de crise. Alguns deles são Juan Manuel Santos, ex-presidente da Colômbia; Rafael Pardo, que buscava a prefeitura de Bogotá em 2016; Humberto de la Calle, ex-vice-presidente da Colômbia; e também dará suporte indireto nas discussões da campanha de Gustavo Petro, que é um dos principais nomes na disputa pela Presidência da Colômbias nas eleições deste ano.
A trajetória do marqueteiro
Apesar de estar desde 2011 na política colombiana, a presença de Marcus Vinícius nos QGs políticos é um tanto mais antiga. Ainda na década de 1980, o publicitário já compunha equipes de campanha até mesmo em âmbito nacional, aqui no Brasil, momento no qual passou a entender melhor sua identificação com a área.
Após dar esses primeiros passos, mudou-se para a Colômbia em 1991, quando deixou a política distante e foi atuar como diretor de criação em uma agência de publicidade. Com um ano de atuação, tornou-se vice-presidente da empresa e passava, ali, a criar laços cada vez mais estreitos com nomes fortes no país vizinho.
Marqueteiro Marcus Vinícius Qeiroz (Foto: Letícia Coqueiro)
Seis anos depois, Marcus Vinícius decide retornar ao Brasil para tocar projetos próprios e nesse momento, no final de década de 1990, retoma a atuação na política. Com histórico de eleição de prefeitos a presidentes, o marqueteiro fez seu nome e chegou, inclusive, a ser homem de confiança de presidentes partidários nacionais.
A caminhada culmina num profissional calejado e que conhece as entranhas da política. Em sua análise, inclusive, Marcus Vinícius enxerga uma série de diferenças entre as eleições na Colômbia e no Brasil - como, por exemplo, o rigor da legislação eleitoral colombiana, uso de verbas públicas e do horário gratuito de rádio e TV - esse último inexistente para colombianos -, voto não obrigatório e até mesmo o comportamento de eleitores.
Ainda assim, entende que o pleito na Colômbia está, neste momento, muito parecido com o cenário brasileiro: polarizado. Para o marqueteiro, será necessário avaliar como se dará o processo eleitoral entre os colombianos e tal observação deverá render bons frutos para se compreender quais cenários são possíveis para a política no Brasil.