Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Tradição

Governador Caiado anuncia retomada das Cavalhadas na cidade de Goiás

Festa volta a ser realizada após 70 anos | 17.04.22 - 14:32 Governador Caiado anuncia retomada das Cavalhadas na cidade de Goiás (Foto: Hegon Correa)
A Redação

Goiânia - O governador Ronaldo Caiado assinou neste domingo (17/4) o termo de compromisso para o retorno das Cavalhadas na cidade de Goiás e a inclusão do município no circuito que é realizado em todo o Estado. Ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, o chefe do Executivo estadual ainda recebeu a Folia do Espírito Santo e participou da missa de Páscoa na Igreja Matriz de Sant’Ana.

“Estamos resgatando uma tradição. A cidade de Goiás, depois de 70 anos, vai assistir o retorno das Cavalhadas. É uma festa muito bonita. Se Deus quiser, quero estar aqui à frente para que a gente possa fazer um grande festejo”, afirmou o governador ao assinar o termo de compromisso. O evento está marcado para os dias 11 e 12 de outubro.

O documento também foi referendado pelo titular da Secretaria de Estado de Cultura, César Moura. O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, agradeceu o governo pelas parcerias. “Nosso município é patrimônio mundial, está completando quase 300 anos de história e muita coisa boa tem acontecido por aqui. Assim temos de continuar, andando com o povo e fazendo parcerias”, sublinhou.

A assinatura do termo foi realizada durante a passagem da Folia do Espírito Santo no Palácio Conde dos Arcos, outra tradição que o governador retomou no primeiro ano do seu mandato, após décadas de interrupção. “A primeira casa visitada é o Palácio. Faço questão de aqui estar, recepcionar todas as pessoas. Depois a folia continua, com a coroa do Divino, abençoando cada residência e assim mantendo nossa história em Goiás”, disse Caiado.

A Folia do Divino é uma tradição realizada na cidade de Goiás desde o século XIX. É formada de devotos que carregam as insígnias do Espírito Santo, levando a mensagem do Cristo ressuscitado. Durante três dias, começando pelo Domingo de Páscoa, os foliões percorrem as casas, rezando, abençoando e angariando donativos.

Domingo de Páscoa
Antes de receber a folia, Ronaldo Caiado participou, na Igreja Matriz de Sant’Ana, da celebração da missa de Páscoa. Na oportunidade, ele afirmou que o domingo de Páscoa é “dia de comemorar a vida” e que neste ano a data tem maior simbolismo porque estamos superando a pandemia da Covid-19.

Na celebração, o governador anunciou ainda que o Estado vai se responsabilizar pela reparação e recuperação do teto da Igreja Matriz de Sant’Ana. “Vamos torná-la cada vez mais bonita e aconchegante para todos que vem aqui”, garantiu.
 
 
 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351