Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Economia

Associação Pró-Desenvolvimento Industrial alerta para apagão logístico

Goiás perdeu 26 mil caminhoneiros em seis anos | 05.05.22 - 21:05 Associação Pró-Desenvolvimento Industrial alerta para apagão logístico (Foto: Gervásio Batista/AB)A Redação
 
Goiânia – Um levantamento da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) alerta para um possível apagão logístico no Estado devido à falta de caminhoneiros.
 
Segundo a Adial, Goiás já teria perdido mais de 26 mil motoristas profissionais - categorias C e D - nos últimos seis anos. Em comparação a 2016, houve uma queda de 15%. É válido destacar que a queda de documentos válidos entre 2015 e 2021 se deu apenas nas categorias profissionais.
 
Já um levantamento feito NTC&Logística aponta um déficit de motoristas em relação à frota de caminhões de 12,1% - ou seja, faltam aproximadamente 100 mil motoristas para suprir a carência de profissionais. Hoje 63% de todas as cargas transportadas no país se utilizam do caminhão para chegar até seu destino.
 
Segundo o Diretor Executivo Adial Log, Eduardo Alves, essa situação, o "apagão logístico" já era previsto há alguns anos por especialistas e empresários do setor. Já que o sonho de ser caminhoneiro não desperta mais o interesse nos jovens, e essa pode ser uma das grandes causas desse possível apagão logístico. “Sem um planejamento de atuação em médio prazo conheceremos um verdadeiro colapso logístico em breve”, reflete.
 
Essa informação é confirmada pelos dados divulgados pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que há cinco anos o Brasil tinha 919 mil transportadores autônomos. Em 2021, estimou-se que esse número caiu em 24%, sendo 696 mil motoristas.
 
Os vilões seriam o aumento do preço dos combustíveis que superou as máximas históricas, a defasagem do frete e os altos custos da manutenção dos caminhões.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351