A Redação
Goiânia - A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do Núcleo de Defensorias Especializadas em Infância e Juventude da Capital, realiza o projeto Defensorias nas Escolas - Diálogos sobre o Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O projeto consiste no desenvolvimento de rodas de conversas entre defensoras e defensores públicos e profissionais da rede pública de ensino nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Anápolis e Rio Verde. O objetivo é o dicutir a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes e a prevenção primária no âmbito das unidades de ensino.
Além das atividades de roda de conversa, a DPE-GO divulgará cartilha de orientação destinada aos profissionais da educação. O documento foi editado pela Defensoria e elaborado em parceria com integrantes do Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e da Rede de Atenção às Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência de Goiânia.
“Esse será um valioso instrumento para que toda a comunidade escolar compreenda as formas de violências e também quais são os fluxos de atendimento e encaminhamentos a serem seguidos caso haja a identificação de suspeita ou abuso confirmado”, afirma a defensora pública responsável pelo projeto, Mayara Batista Braga.
Maio Laranja
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de Maio, é uma importante data de mobilização em todo o país. Durante todo mês de maio, órgãos, entidades, instituições e pessoas que atuam na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes promovem atividades com o objetivo de difundir e conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade e necessidade de prevenção e enfrentamento à violência sexual.