Ludymila Siqueira e Pedro Peralta
Goiânia - Bombeiros militares foram acionados para ajudar no resgate de quase 40 cavalos que ficaram ilhados no meio do lago da Serra da Mesa, na região da Barriguda, no município de Niquelândia. Os animais, segundo os bombeiros, estavam bastante debilitados. O resgate, iniciado na quarta-feira (11/5), terminou cerca de 24 horas depois.
A ação ocorreu após denúncias realizadas à Vigilância Sanitária de Niquelândia. Moradores relataram que cavalos estavam ilhados no local, sem condições de sobrevivência. Com isso, foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros para a realização do resgate.
Ao jornal A Redação, o capitão Sancler Ramos, responsável pela operação, destacou que ainda não há informações sobre a origem dos cavalos. "Há a suspeita de que alguns deles foram abandonados pelos donos. E com a reprodução, chegaram a este número. No entanto, é apenas uma primeira hipótese", disse o bombeiro, que afirmou que o caso será investigado.
Além disso, o capitão ressaltou que, após o resgate, os animais foram deixados às margens da ilha para acesso à água e também para pastagem. "Os moradores ficaram de monitorar para saber se os animais vão conseguir se adaptar ao ambiente. Caso isso não ocorra, será informado novamente à Vigilância Sanitária do município para que outras providências adequadas sejam tomadas", finalizou em entrevista ao jornal A Redação.