Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Senador Canedo faz remapeamento e atualização cadastral de famílias no SUS

Último censo foi realizado em 2012 | 10.06.22 - 08:42 Senador Canedo faz remapeamento e atualização cadastral de famílias no SUS (Foto: Vitória Carvalho)
A Redação

Goiânia -
 A Prefeitura de Senador Canedo começou, na quinta-feira (9/6), a remapear e atualizar o cadastro das famílias no Sistema Único de Saúde (SUS). O último censo como esse foi realizado em 2012. Desde então, a cidade já cresceu muito e a realização de estudos assim são importantes para que ações direcionadas possam ser desenvolvidas de forma assertiva. O remapeamento será feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
 
Os ACSs são profissionais que acompanham diariamente os cidadãos e ajudam a promover a saúde das pessoas. Suas ações são realizadas com base em estratégias de educação popular, feitas em domicílios ou comunidades, conforme as diretrizes do SUS.
 
Para a superintendente da Atenção Básica e coordenadora dos profissionais, Mariley Gomes, o trabalho desempenhado pelos agentes são de extrema importância para o desenvolvimento da saúde na cidade, pois os técnicos são a ponte entre a gestão e a população, eles acompanham de perto às necessidades e ajudam a efetivar ações que impactam positivamente no cotidiano dos moradores.
 
As visitas dos técnicos são realizadas periodicamente e ajuda a população no acesso rápido aos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Como no caso da moradora Edilene Silva, moradora do bairro Residencial Pedro Miranda, a agente que realiza o atendimento na residência ajudou a levar serviços aos familiares que estão acamados. Além disso, efetua o acompanhamento contínuo da família.
 
Esse mapeamento, além de atualizar os dados populacionais, também vai ser realizado para que a SMS possa chamar os aprovados no último concurso, finalizado em 2019. A secretária municipal de Saúde, Ludmyla Maranha, afirma que essa chamada vai ser gradativa. “O objetivo maior de todo esse estudo, é para que seja implantada ações personalizadas de acordo com a necessidade de cada região do município, entretanto, ele também vai servir como base para que a secretaria comece a chamar os agentes concursados, de forma que atenda a carência das áreas apontadas na pesquisa”, pontua.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351