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Plataforma reúne informações em tempo real | 23.06.22 - 18:14
(Foto: Divulgação) São Paulo - O Google lançou no Brasil nesta quarta-feira (23/6) a 100 dias das eleições gerais, o "Relatório de Transparência de Publicidade Política". A página foi criada para dar mais transparência sobre publicidade eleitoral exibida por meio de todas as plataformas da empresa.
A ferramenta reúne informações atualizadas em tempo real sobre todos os anúncios comprados no Google, YouTube e sites parceiros. De acordo com a empresa, o relatório vai incluir publicidades que mencionam partidos políticos, candidatos a cargos de nível federal no Brasil e atuais titulares destes cargos.
Será possível acessar ainda informações sobre as empresas ou pessoas físicas que compraram anúncios eleitorais, além do valor pago. A página mostra todas publicidades que foram exibidas e também aquelas que foram removidas por violações às políticas da ferramenta.
No caso de um anúncio reprovado, a imagem ou vídeo serão substituídos por uma mensagem explicando que o conteúdo foi negado. A ferramenta já está disponível em países como Austrália, Estados Unidos, Índia, Israel, Nova Zelândia, Reino Unido e Taiwan.
O lançamento no Brasil faz parte da iniciativa do Google, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em exibir informações oficiais relacionadas às eleições e trazer mais transparência ao processo. Neste ano, o Youtube lançou uma nova política de integridade eleitoral responsável por remover conteúdo que dissemina alegações falsas de fraude no pleito de 2018. (Agência Estado)