Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Elemento é necessário para coagulação | 23.06.22 - 23:00
(Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – Neste mês, em que comemoramos o Dia Mundial do Doador de Sangue – Dia 14 de Junho - o Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à rede Ebserh, convida toda a comunidade a doar sangue e também as necessárias plaquetas no seu Banco de Sangue, pois com esse ato, muitas pessoas que precisam e que não vemos e nem conhecemos são salvas. Além de tudo, a doação é um ato simples, rápido e seguro.
Se antes, as pessoas já tinham dificuldade em colocar em prática esse ato voluntário de amor ao próximo, com a pandemia, houve uma diminuição significativa das doações de sangue e de plaquetas que eram feitas, o que compromete o trabalho realizado no dia a dia de hospitais públicos, como o Hospital das Clínicas, pois o sangue e as plaquetas doadas são insumos valiosos para vários procedimentos realizados: cirurgias, tratamentos quimioterápicos de pacientes, anemias dentre outros.
E a doação de plaquetas, um dos componentes do sangue, é essencial para tratamento de vários tipos de cânceres, além de ser utilizada, especialmente, em cirurgias cardíacas.
De acordo com Luciana Cardoso Marinho, médica hematologista e hemoterapeuta, responsável técnica pelo Banco de Sangue do HC-UFG, a bolsa de sangue total doada passa por um fracionamento em que são separados os hemocomponentes, que são três: o concentrado de hemácias, o concentrado de plaquetas e o plasma. O concentrado de hemácias é utilizado para tratamento de anemias, já as plaquetas ajudam no tratamento de pessoas que têm sangramento e auxilia no estancamento do sangue. O plasma também auxilia na coagulação do sangue”, completa.
Ela explica que as plaquetas podem ser obtidas pela doação de sangue total ou ainda pela máquina de aférese, onde é coletada apenas a plaqueta: “Neste caso, a quantidade de plaquetas obtida é bem maior, cerca de 8 vezes, e a doação realizada tem qualidade superior, por se originar de apenas um doador”.
E para atender à demanda, o Hospital das Clínicas da UFG necessita, em média, de 60 doadores por mês, para aférese (procedimento de separação de plaquetas por equipamento) e de 600 doadores de sangue, de acordo o biomédico Jeferson Vinícius da Silva, da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia do HC-UFG.
Plaquetas: elementos essenciais de coagulação
A doação de plaquetas é essencial, pois elas são elementos do sangue que atuam na coagulação. Há pacientes que apresentam deficiência de plaquetas causada por transplante de medula, pela ação da quimioterapia ou por terem sofrido alguma intervenção cirúrgica.
“Elas são de muita importância para o tratamento dos pacientes do HC-UFG, pois, no hospital, existem pacientes que passam por diversos tipos de tratamento hematológicos, quimioterápicos e os que têm hemorragias agudas. Esse uso é frequente, por isso a quantidade de plaquetas necessárias para atender ao hospital precisa ser grande”, explica Jefferson da Silva.
Na coleta de plaquetas por aférese, o sangue do doador é captado e a máquina separa, neste caso, apenas as plaquetas. O sangue retorna ao organismo do doador pelo mesmo acesso venoso.
O procedimento dura em média 60 minutos e a coleta pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. Contudo, o limite máximo é de 4 doações de plaquetas em 30 dias. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.
Mulheres com até duas gestações podem doar. Além disso, o doador não deve ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais nos três dias que precedem a doação. Após a coleta por aférese, o material também passa por testes.
Requisitos necessários para doar plaquetas
Ter idade entre 18 e 69 anos;
Pesar mais de 65 quilos;
Ter acesso venoso calibroso (veia grossa);
Estar em boas condições de saúde;
Não fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios;
Mulheres com até duas gestações podem doar;
Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos;
O intervalo mínimo entre duas plaquetaféreses em um doador é de 48 horas, podendo o mesmo doador realizar doações, no máximo, 4 vezes por mês e 24 vezes por ano.
Impedimentos temporários
Estar gripado ou com febre;
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição);
Ter feito uso de drogas (impedimento por 12 meses).
Impedimentos definitivos
Ter tido hepatite após os 10 anos de idade, doença de chagas, malária ou HIV;
Ser usuário de drogas.
O que é necessário para doar plaquetas?
Apresentação de um documento de identificação oficial com foto;
Estar alimentado antes da doação de plaquetas, evitando apenas alimentos gordurosos;
Não estar fazendo uso de anti-inflamatórios;
Ter disponibilidade de, pelo menos, uma hora e meia para doação.
Serviço:
O Banco de Sangue do HC-UFG aguarda por doadores de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 7h às 11h.
Agendamento: o atendimento também pode ser feito por agendamento, pelos telefones (62) 3269-8326 ou pelo (62) 9108-5774.
Endereço: Rua 235 QD. 68 Lote Área, Nº 285, s/nº - Setor Leste Universitário (ao lado do CEROF/UFG). Goiânia - GO, 74605-050