Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Investimento na obra foi de R$ 3,6 milhões | 01.07.22 - 20:21
(Foto: André Saddi)A Redação
Goiânia – Em agenda no Norte Goiano, nesta sexta-feira (1º/07), o governador Ronaldo Caiado inaugurou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta de Uruaçu. Ao lado do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o chefe do Executivo estadual visitou as instalações da unidade que já estão em plena operação, produzindo 150 litros de água tratada por segundo. O investimento na obra foi de R$ 3,6 milhões.
“Uma obra como essa, se fosse em outros momentos, demoraria talvez 10 anos e essa aqui imediatamente foi instalada e já está em operação”, pontuou o governador.
A ETA foi construída a partir do uso de tecnologia de ponta, o que garante maior eficiência e um salto em termos de qualidade e de regularidade no abastecimento, passando a acompanhar o crescimento populacional. O sistema anterior atendia Uruaçu com 100 litros por segundo e sofria intermitências em períodos chuvosos, por causa do aumento considerável da turbidez da água, que prejudicava o funcionamento dos filtros. A estrutura antiga será desativada.
“O rio aqui não falta água, porque a represa da Serra da Mesa chega até aqui”, explicou Ricardo Soavinski. Agora, com a nova ETA Compacta, os problemas de abastecimento em Uruaçu durante as chuvas estão resolvidos. “Agora a cidade pode expandir à vontade. Esse é o recado de maneira mais objetiva”, assegurou o presidente da estatal.
Com 100% da população atendida com água tratada, o abastecimento já é universalizado em Uruaçu e atende 38 mil pessoas. Já o esgotamento sanitário chega a 72% da população. Os índices estão acima da média nacional, de 84,1% e 54,9%, respectivamente.