Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Assembleia

Instituto Histórico e Geográfico de Goiás aprova 15 novos sócios titulares

A posse foi marcada para 2 de agosto | 03.07.22 - 13:59 Instituto Histórico e Geográfico de Goiás aprova 15 novos sócios titulares (Foto: Sandro Dutra)Jales Naves
Especial para A Redação

Goiânia – Uma das mais tradicionais entidades culturais goianas, completando 90 anos de existência, o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) atravessa uma nova fase e passa a contar com novos integrantes. A escolha aconteceu na Assembleia Geral realizada na quinta-feira, dia 30, na sede do Instituto, quando foi apreciado o Parecer nº 1/2022, da Comissão Permanente de Avaliação de Candidatos, sobre os 25 candidatos que se inscreveram, e votado, com aprovação do extenso e detalhado documento. Foram eleitos 15 novos sócios titulares, quatro sócios correspondentes e confirmado um interessado que já era sócio correspondente, mas ainda não tinha assumido a sua vaga; quatro deverão aguardar uma nova oportunidade e um desistiu de participar. A posse dos novos membros foi programada para o dia 2 de agosto deste ano, na sede do instituto.
 
O presidente do Instituto, Jales Guedes Coelho Mendonça, ressaltou o nível intelectual e cultural dos candidatos, que já estão participando das iniciativas da atual Diretoria, destacando-se, dentre os novos sócios titulares, professores doutores, com estágio pós-doutoral, mestres, graduados com especialização em áreas distintas, dentre os quais um desembargador, e advogados que se sobressaem como líderes classistas, inclusive o atual Presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI) e dirigentes de entidades culturais. Dos novos sócios correspondentes, dois são professores doutores e um mestre.
 
Trabalho realizado
 
A Comissão Permanente de Avaliação de Candidatos do IHGG, composta pelos sócios titulares Nilson Gomes Jaime, como presidente, Abílio Wolney Ayres Neto e Pedro Nolasco de Araújo, membros, nomeados por ato do Presidente da entidade, reuniram-se durante o mês de junho, na sede do Instituto, para avaliar os 25 candidatos que se inscreveram às 15 vagas abertas pelo Edital n° 1/2022 e aditivo. O candidato Fabrício Nunes Carvalho desistiu, alegando questões pessoais. Permaneceram 24 inscritos.
 
Todos os candidatos cumpriram o pré-requisito de serem apresentados por 10 membros do IHGG e encaminharam “curriculum vitae”, ou biografia, e ofício ao Presidente, pleiteando uma vaga. Foram considerados, na avaliação, 11 itens: currículo apresentado; biografia; formação/profissão; titulação acadêmica; área de atuação; domicílio no Estado de Goiás; livros, artigos científicos, artigos jornalísticos ou outras produções de escopo histórico, geográfico, ou afim e institucional; interatividade e empatia com o IHGG; interatividade e participação em instituições congêneres; e notória interação com o setor cultural ou científico.
 
Após rigoroso estudo dos documentos, verificando o histórico de interação com o IHGG e com instituições congêneres, inclusive o nível de participação naquelas instituições quando delas já sócios; conversando por telefone com diversos candidatos, quando pouco conhecidos, a fim de formar opinião; e, considerando os critérios objetivos elencados, a Comissão indicou para sócios titulares: Aline Santana Lobo, Alexandre Ramos Caiado, Andrea Luísa de Oliveira Teixeira Leão, Augusto César Rocha Ventura, Eliézer Cardoso de Oliveira, Hamilton Inácio Carneiro, João Guilherme da Trindade Curado, Luiz Claudio Veiga Braga, Luiz de Aquino Alves Neto, Maria de Fátima Gonçalves Lima, Ricardo Júnior de Assis Fernandes Gonçalves, Simone Cristina Schmaltz de Rezende e Silva, Tereza Caroline Lobo, Tiago Ribeiro Machado e Valterli Leite Guedes.
 
Quem são os 15 novos sócios titulares
 
Aline Santana Lobo é mestre em Ciências Sociais e Humanidades: Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, pela Universidade Estadual de Goiás (2017). Possui graduação em Pedagogia, pela Faculdades da Associação Educativa Evangélica (1999), é especialista em Docência Superior. (Carga Horária: 420h) pela Universidade Gama Filho (2001–2002), e em Orientação Educacional (Carga Horária: 740h), pela Universidade Salgado de Oliveira. Professora da Secretaria de Educação do Estado de Goiás desde 1997, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Pirenópolis, Folias, Música e Cultura Popular. Publicou um livro autoral, organizou dois livros e publicou três capítulos de livros e três artigos científicos. Preside atualmente a Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM), é membro do Instituto Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebe), flautista, atuando em diversos grupos e apresentações festivas de Pirenópolis e região, e reside em Pirenópolis, GO.
 
Alexandre Ramos Caiado é advogado, com atuação em Direito Civil e Direito Criminal. Gestor classista, é conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Goiás (OAB-GO), presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de Goiás (SAEG), membro da AGI, do Instituto Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebe) e diretor jurídico da Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA). É benemérito do IHGG: em 2021 e 2022 atuou voluntariamente como “defensor jurídico” do IHGG e AGI (e, por extensão, da AGL, AGnL, AFLAG e UBE) na questão dos servidores do Estado de Goiás à disposição dessas instituições. Escreve artigos para jornais da capital. Reside em Goiânia, GO.
 
Andrea Luísa de Oliveira Teixeira Leão é musicista (piano), pesquisadora e mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro. Formada em Piano pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1993, é doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade de Nova Lisboa. Autora de um livro, um artigo em livro internacional e mais de 50 CDs, como pesquisadora, produtora, compositora, pianista e flautista, editados no Brasil e, ou, Portugal, realizou mais de 200 concertos e recebeu 18 prêmios em concursos nacionais e um prêmio internacional. Coordenadora do projeto de extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG: “Valorização da Arte e Cultura na Região da Estrada de Ferro”. Membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG), reside em Goiânia, GO.
 
Augusto César Rocha Ventura é mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB (2012). Advogado, possui MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2008. Proficiente investigador em Direito Público (Financeiro e Tributário) pela Universidade de Extremadura (2003), é especialista em quatro áreas: Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG); em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa (Carga Horária: 418h), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; em Direito Processual Tributário (Carga Horária: 90h), pela PUC-Goiás; e em Direito Penal e Processo Penal (Carga Horária: 220h) pela Academia de Polícia. Sócio do escritório Gonçalves e Ventura Advogados Associados e professor concursado da UEG, leciona Direito Tributário e Direito Empresarial, é membro do Núcleo de Pesquisa em Direito da UniEvangélica, e autor de dois livros, cinco capítulos de livros e dois artigos científicos. É o atual presidente da Associação Educativa Evangélica de Anápolis, mantenedora da UniEvangélica. Candidatou-se à vaga de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, pelo quinto constitucional, em razão da aposentadoria do desembargador Geraldo Gonçalves, tendo sido incluído na lista sêxtupla da OAB-GO, em 1º lugar, em 18 de maio de 2018. É benemérito do IHGG, com a obtenção de recursos financeiros para o transporte das estantes deslizantes. Reside em Goiânia, GO.
 
Eliézer Cardoso de Oliveira possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) em 2006. Realizou o estágio pós-doutoral no Programa de Ciências da Religião da PUC- Goiás (2015). Graduado em História pela UFG (1996), tem mestrado em História por essa Universidade (1999). Atualmente é professor efetivo do curso de História e do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, da UEG (Anápolis). O campo de atuação abrange uma interface entre História e Sociologia, abordando os seguintes temas: estética da catástrofe, história cultural, sociologia da valentia, saberes e expressões culturais do cerrado, teoria da história. Autor de 17 livros, 19 capítulos de livros e 49 artigos. Reside em Goiânia, GO.
 
Hamilton Inácio Carneiro é graduado em Letras pela UFG e pós-graduado em Ciência Política pela Universidade Internacional do Paraná. Publicitário (Stylus Propaganda) e conhecido apresentador de televisão, produziu e apresentou pela TV Anhanguera os seguintes programas: UBE Cultural (1972-1979); Espaço 2 (1979-1983) e Frutos da Terra (1983-2015). Atualmente apresenta programa na TV Serra Dourada (2015-2022). Participa das seguintes instituições: União Brasileira de Escritores – Seção de Goiás (UBE-Goiás); Associação Brasileira de Consultores Políticos; Associação Latino-Americana de Consultores Políticos; International Association of Political Consultants e Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Recebeu dez prêmios internacionais (inclusive três Galos de Ouro no Festival Internacional de Publicidade de Gramado) e 128 prêmios nacionais, sendo 24 de Profissional do Ano, da Rede Globo de Televisão. Reside em Goiânia.
 
João Guilherme da Trindade Curado é doutor (2011) em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Graduado em História pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão (1997) e mestre (2006) em Geografia pelo IESA/UFG, foi professor do ensino superior por 16 anos e atualmente é professor titular da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Tem experiência na área de História, Geografia e Patrimônio, com ênfase em Festas Populares, atuando principalmente nos seguintes temas: festa, tradição e cultura. Membro da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música e do Icebe. Autor ou organizador de nove livros, 15 capítulos de livros e 21 artigos científicos. Reside em Pirenópolis, GO.
 
Luiz Claudio Veiga Braga, advogado, é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Foi Promotor de Justiça e Procurador de Justiça, até ser nomeado desembargador, em 28.01.2009. É professor da Escola Superior de Magistratura e foi Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás. Participou da primeira diretoria da Escola Superior do Ministério Público. Escreveu um livro, que está no prelo, e 37 artigos jornalísticos. Reside em Goiânia.
 
Luiz de Aquino Alves Neto é licenciado em Geografia pela Universidade Católica de Goiás (UCG) em 1998, com especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Exército brasileiro. Jornalista, foi repórter, redator, editor ou repórter fotográfico em vários jornais, destacando-se “Cinco de Março”, “Folha de Goiaz” e “Diário da Manhã”. Poeta, cronista e escritor, é autor de 29 livros e editor de outros nove de outros autores. Escreveu “BEG – Nossa gente, nossa história”, sobre o extinto Banco do Estado de Goiás. Professor, lecionou em colégios da capital e pertenceu ao Conselho Municipal de Cultura de Goiânia. Presidiu a UBE-Goiás e é membro da Academia Goiana de Letras (AGL) Reside em Goiânia.
 
Maria de Fátima Gonçalves Lima, doutora em Letras (Área de Teoria da Literatura) pela Universidade Estadual de São Paulo, Campus de São José do Rio Preto (2004), fez estágio pós-doutoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), em 2009, e estágio pós-doutoral pela PUC-SP, em 2014. Possui graduação em Letras pela UCG (1985) e em Direito também pela UCG (1987). Mestre em Literatura Brasileira pela UFG (1992), é docente na graduação e pós-graduação / Curso de Letras da PUC Goiás e Coordenadora de Pós-Graduação em Letras (PPGL) / Mestrado em Letras - Literatura e Crítica Literária, da PUC-Goiás, desde 10.03.2009. Faz parte do Comitê Editorial da revista “Texto poético” (GT- Teoria do Texto Poético, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - Anpoll) e integra a equipe de editores do “LL Journal”. Membro efetivo do GT- Teoria do texto poético (Anpoll) e da ABRALIC. Consultora ad hoc da CAPES. É ensaísta e autora de obras de crítica e literatura infanto-juvenil. Coordenou a Coleção Literatura para PAS/UnB. Publicou ensaios literários no jornal “O Popular”, no suplemento Vestiletras, no período de 1990 a 2006. Membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia; da UBE-Goiás e da AGL, cadeira nº 5. Autora de 51 livros, 53 capítulos de livros, 37 artigos científicos e 61 artigos jornalísticos. Reside em Goiânia.
 
Ricardo Júnior de Assis Fernandes Gonçalves, doutor em Geografia pela UFG, cursou estágio pós-doutoral em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Geógrafo pelo Centro Universitário do Cerrado, Unicerp, possui mestrado em Geografia pela UFG. É professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia (PPGEO) da UEG e Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Porto Nacional (TO). Atual Coordenador do PPGEO-UEG. Editor-Chefe da Revista da ANPEGE - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Gestão 2022-2023). Pesquisador dos grupos de pesquisa e extensão em Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS) e Espaço, Sujeito e Existência. Foi da diretoria da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) - Seção Goiânia (2014 - 2015). Membro titular, Cadeira 37, do Icebe. Atua especialmente no estudo e pesquisa dos seguintes temas: geografia e literatura; trabalho, ambiente e território; garimpo, implicações territoriais da mineração em grande escala e rede global extrativa do nióbio. Autor de quatro livros, 39 capítulos de livros, 69 artigos científicos, 30 artigos jornalísticos, 48 resumos e cinco resumos expandidos publicados.
 
Simone Cristina Schmaltz de Rezende e Silva, historiadora e bacharel em Direito, é mestre em História Social pela UnB. Professora Assistente I efetiva do Curso de História da PUC-Goiás. Graduada em História pela UFG e em Direito pela PUC-Goiás, possui pós-graduação latu sensu em Relações Internacionais pela PUC-Goiás e em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação pela Fasam/AAG. Possui pós-graduação strictu sensu (mestrado) em História Social pela UnB. Professora de História da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Goiânia, é assessora técnica do Conselho Municipal de Educação. Possui experiência em arquivos históricos, tendo atuado no Arquivo Histórico Estadual. Dedica-se às áreas de América Portuguesa, Historiografia Brasileira, Ensino e Didática da História, com experiência em pesquisa e paleografia, com destaque para transcrição de documentação manuscrita do século XVIII referente à América Portuguesa. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Brasil (GEPHBRAS). Autora de um livro, um artigo científico, 13 produções técnicas para ministração de cursos e 58 participações em bancas de conclusão de cursos. Reside em Goiânia, GO.
 
Tereza Caroline Lobo, socióloga, doutora em Geografia pela UFG (2011), é mestre em Geografia pela UFG (2006), especialista em História do Brasil Contemporâneo pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão (1994), pela qual se licenciou em Ciências Sociais (1989). Professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (1988 a 2018). Na Universidade Estadual de Goiás, nos anos de 2001 a 2015, lecionou e coordenou os cursos de licenciatura em Geografia e em História e o Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. Coordenou pesquisas, com bolsista do CNPq, e orientou trabalhos de conclusão de curso. Exerceu o cargo de Secretária de Educação de Pirenópolis (2017 a 2019). Desenvolve e publica pesquisas com ênfase em Festas Populares, atuando principalmente nos seguintes temas: festa, tradição, turismo, moda e sociedade e cultura. Membro da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música e do Icebe. Autora de dois livros, oito capítulos de livros, quatro artigos científicos, 21 resumos e 28 resumos expandidos em congressos. Participou de 45 bancas de graduação. Reside em Pirenópolis, GO.
 
Tiago Ribeiro Machado, advogado e jornalista, secretário de Educação de Luziânia, secretário interino de Cultura de Luziânia e presidente da Academia de Letras do Planalto, sediada naquele município, é vereador licenciado da Câmara Municipal de Luziânia. Autor de dois livros: um sobre Festa do Divino e uma coletânea de poesias. Reside em Luziânia, GO.
 
Valterli Leite Guedes, bacharel em Direito pela UFG (1974), com especialização (2002-2003) em Direito Constitucional e Direito Eleitoral (480 horas) pela UCG, é jornalista por profissão – foi repórter dos jornais “Folha de Goiaz”, “O Social”, “Cinco de Março” e “Diário da Manhã”, entre outros. Atuou como diretor de Redação do “Correio Braziliense”, sucursal de Goiânia; Foi assessor de Imprensa da Secretaria de Indústria e Comércio do Governo de Goiás, Secretário de Comunicação da Prefeitura de Goiânia, assessor de Comunicação da Federação das Indústrias do Estado de Goiás e dos departamentos regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e do Serviço Social da Indústria, Secretário de Estado do Interior e Justiça e Secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Fundador, diretor e editor da revista “Hoje”. É membro titular da Academia Goianiense de Letras e do Icebe. É o atual presidente, em segundo mandato, da Associação Goiana de Imprensa (AGI). Reside em Goiânia, GO.
 
Quatro nomes aprovados para sócio correspondente:
 
Adão Francisco de Oliveira foi excluído dos classificados como sócios titulares apenas por residir em outro Estado. Apresentou excelente currículo na área de História e, contatado por telefone pelo Presidente da CPAC, percebeu-se muita vontade de participar do IHGG – “o que tem como meta de vida”, sendo apresentada uma proposta: numa futura mudança estatutária poderá ser criado o “domicílio cultural” e a “participação on line das Assembleias, com direito a voto”, removendo o obstáculo para sua participação como titular. Doutor em Geografia (IESA/UFG, 2011) com estágio pós-doutoral nesse instituto (2021), é mestre em Sociologia (DCS/UFG, 2002). Graduado em História (FCHF/UFG. 1996), é o atual presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). Foi Secretário de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins em 2015 e 2016, tendo acumulado o cargo de Secretário de Estado da Cultura desse Estado. É Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT de Porto Nacional, que coordenou em 2014-2015, sendo novamente o seu atual coordenador. Na UFT, foi Diretor de Pesquisa (2012), Assessor de Relações Institucionais da Reitoria, de junho de 2012 a agosto de 2014, e também Chefe de Gabinete em exercício. Foi professor da Unitins (abril de 2008 a julho de 2010), onde ocupou os cargos de Diretor de Pesquisa Institucional e Assessor de Pós-Graduação. Em Goiás, foi professor da UEG entre 2000 e 2007. Tem experiência nas áreas de Geografia Urbana e Regional e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos temas de Planejamento e Gestão do Território e Desenvolvimento da Educação. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles - núcleo Goiânia, desde 2002, e coordena o Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais (OPTE). Publicou 11 livros, 20 capítulos de livros e 41 artigos científicos. Reside em Porto Nacional, TO.
 
Euclides Alves de Oliveira Souza foi excluído da lista dos classificados como sócios titulares por não possuir curso superior. “Há histórico de buscar uma vaga no IHGG desde quando tinha 22 anos”, lembraram. Contatado por telefone, ficou feliz em poder participar desta instituição como sócio correspondente. Ele cursou o ensino médio e iniciou curso superior, sem finalizar. Gestor Cultural, poeta, pesquisador, compositor e corretor de imóveis, é o atual presidente da Academia Porangatuense de Letras (Apale), que presidiu no biênio 2003-2004. Defensor da história e do patrimônio cultural de Porangatu, publicou três livros e organizou quatro outros, sendo dois de história. É autor da letra do hino de Talismã, TO e do Hino de São Sebastião, padroeiro daquela cidade do extremo sul tocantinense. É membro da AGI e da UBE-Goiás. Reside em Porangatu, GO.
 
Flomar Ambrosina Oliveira Chagas tem excelente currículo, porém sem histórico de interatividade com o IHGG. A candidata foi contatada por telefone e mostrou-se disposta a assumir como sócia correspondente, aguardando próxima oportunidade para se recandidatar. Doutora (2010) e mestre em Educação (2001) pela PUC-Goiás, é graduada em Letras Modernas Português / Inglês pela Universidade de Rio Verde, GO (1981); professora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG), Campus Jataí; sócia individual da SBPC, da Anfope, da ANPAE e da ANPED. Filiada ao SINASEFE; membro da Associação dos Amigos do Museu Histórico Francisco Honório de Campos, de Jataí, e da diretoria da Associação dos Amigos do MAC/Jataí. É membro da Sociedade Ecológica de Jataí e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências e Matemática e orientadora no Programa de Pós-Graduação lato e stricto sensu do IFG. Coautora de livros literários publicados pela Andross/SP e All Printed/RJ Editoras, tem experiência na área de Letras, interconexão com Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Ensino de Ciências e de Matemática, atuando com a temática: biblioteca, leitura, gênero, ensino e aprendizagem, educação ambiental. Vice-Presidente da Associação dos Amigos do Museus de Arte Contemporânea de Jataí-AAMAC - 20120/2021, é Vice Coordenadora da Anfope/Goiás (biênio 2021-2023). Membro do Comitê Científico do IFG de 2011 a 2013, Coordenadora Institucional do Pibid/IFG, de 2011 a março de 2013, orientou o Programa de Iniciação Científica de 2011 a 2013. Publicou um livro (organizadora); 31 capítulos de livros; 34 artigos científicos; 35 artigos de jornal e participou de 13 exposições artísticas individuais e coletivas (fotografia e pintura). Reside em Jataí, GO.
 
Pedro Augusto Diniz tem bom currículo, mas sem histórico de interatividade com o IHGG, que visitou recentemente. Contatado por telefone, se dispôs a participar como sócio correspondente. Cineasta, é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (Promep/UEG). Possui graduação em Comunicação Social pela UFG (1995), pós graduação em Relações Internacionais pela PUC-Goiás. Recentemente exerceu a função de professor no Instituto Federal de Goiás - Campus Cidade de Goiás, nos cursos: Bacharelado em Cinema e Audiovisual e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo, atuando principalmente nos seguintes temas: vídeo documentário, produção audiovisual, vídeo experimental e vídeo ficção. Como educador lecionou no Curso de Comunicação Social - Audiovisual da UEG, no Curso Tecnológico de Fotografia e Imagem da Faculdade Cambury e no Curso de Publicidade e Propaganda da Fasam. É idealizador e coordenador geral do projeto Festival de Cinema e Memórias Cerratenses, edição 2021 e 2022, patrocinado pela Lei Aldir Blanc, e sócio diretor da empresa Altosplanos Produções Audiovisuais, da antiga Vila Boa. Possui mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio da UEG. Produziu 70 vídeos ou filmes documentários. Reside na Cidade de Goiás, GO.
 
Um quinto candidato, Rafael Ribeiro Bueno Fleury de Passos, já é Sócio Correspondente na Cidade de Goiás, aprovado pela Assembleia Geral. Como ainda não tomou posse, deverá assumir o posto e, caso deseje, candidatar-se na próxima eleição. Advogado, é especialista em Direito Administrativo e Licitações pela Universidade Cândido Mendes (2019). Poeta, é autor de dois livros e participou de duas antologias. É autor de dezenas de artigos jornalísticos, publicados no jornal “Diário da Manhã” e outros. Foi presidente do Gabinete Literário Goyano. Membro da UBE-Goiás e da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT). Reside na Cidade de Goiás, GO.
 
Próxima eleição
 
Quatro candidatos, embora apresentassem bom currículo, não foram incluídos entre os sócios titulares classificados, deverão aguardar a próxima eleição, e por residirem próximo ou mesmo na capital goiana não justificava tornarem-se sócio correspondente: Antônio César Martins Lopes, residente em Aparecida de Goiânia; Giovani Ribeiro Alves, residente em Goiânia; Yuri Baiocchi, residente em Goiânia; e Wanice Garcia Barbosa, residente em Aparecida de Goiânia.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351