Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

2ª edição

Ubirajara Galli lança livro sobre Batismo Cultural de Goiânia

Evento será nesta terça (5/7), no Sesc Centro | 05.07.22 - 09:38 Ubirajara Galli lança livro sobre Batismo Cultural de Goiânia (Foto: divulgação)A Redação

Goiânia
 Presidente da Academia Goiana de Letras e com uma expressiva produção literária, o escritor Ubirajara Galli lança nesta terça-feira (5/7), às 20h, no Sesc Centro, a segunda edição, revista e ampliada, do livro “A História do Batismo Cultural de Goiânia”. Na oportunidade será aberta a exposição '80 anos do Batismo Cultural', celebrando a inauguração simbólica da então nova capital goiana, que ocorreu em 5 de julho de 1942.
 
Batismo cultural foi o nome dado ao conjunto de eventos organizados para apresentar Goiânia ao Brasil e ao mundo. Foram 10 dias de festa, dentre missas, congressos, exposição agropecuária e de artesanato, corridas, rodeios, desfiles escolares, almoços, peças de teatro e filmes. O momento mais solene foi no Teatro Goiânia, com a entrega oficial da chave da cidade pelo interventor Pedro Ludovico ao prefeito Venerando de Freitas Borges.
 
O lançamento da obra uniu a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-GO), o Serviço Social do Comércio de Goiás, Academia Goiana de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), D&D Comunicação e Contato Comunicação.  
 
Autor
Goiano de Pires do Rio, 68 anos, filho de Ludgero Carlino Soares Vieira e Elisa Galli Vieira, José Ubirajara Galli Vieira fez o curso primário no Grupo Escolar Martins Borges, de sua cidade natal, onde cursou o secundário no Ginásio Sagrado Coração de Jesus e na Escola Estadual Professor Ivan Ferreira.  Mudou-se para a capital e concluiu o ensino médio no Lyceu de Goiânia e no Colégio Pré-Universitário e o curso de Administração de Empresas na Faculdade Anhanguera.
 
Foi diretor do Instituto Goiano do Livro e recebeu diversas premiações em concursos literários. Presidiu a Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores e a Fundação Cultural de Pires do Rio.
 
Publicou, dentre outros livros de poemas, “Poemas e Papos”, ed. Oriente, 1977; “A Fábula do Êxtase”, ed. Roriz, 1982; “Poemas Balzaquianos”, ed. UCG, 1986; “Licores da Carne”, também pela ed. UCG, 1988; “Amor Inverso”, ed. Kelps, 1990; “Almíscar”, igualmente pela ed. Kelps, 1994; e “Tatuagens em Fuga”, 1998. Escreveu também a história da indústria gráfica de Goiás, da mineração, da pecuária goiana, da hotelaria de Goiás e do empresário Orlando Alves Carneiro. A primeira edição de “A História do Batismo Cultural de Goiânia” circulou em 2006.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351