Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Eleições

Conheça os oito candidatos ao governo de Goiás em 2022

Convenções definiram as chapas | 06.08.22 - 08:15 Conheça os oito candidatos ao governo de Goiás em 2022 (Foto: Arquivo)
Bruno Hermano
 
Goiânia - Os nomes que vão disputar o governo de Goiás nessas eleições estão definidos. Encerradas as convenções, nas quais foram confirmadas as chapas dos partidos, os candidatos têm agora até o dia 15 de agosto para requerer junto à Justiça Eleitoral os registros de candidatura. 

Confira quem são os candidatos ao governo de Goiás em 2022:

Cíntia Dias
A candidata da federação formada pelos partidos Rede Sustentabilidade e PSOL, batizada de PSOL/Rede Com Força, será Cíntia Dias. A chapa majoritária conta ainda com o procurador aposentado do Trabalho Edson Brás como candidato a vice-governador e Manu Jacob para o Senado. 

Cíntia Dias tem 45 anos, é socióloga e ativista das causas femininas. De família indígena e cigana, Cíntia é estudante de mestrado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde também fez sociologia. Em 2004 começou sua história na vida política, colhendo assinaturas para fundar o PSOL em Goiás. Ligada a movimentos sociais, busca participar das discussões de projetos voltados à sociedade e ao bem comum da população, em especial a em situação de vulnerabilidade. 
 

Cíntia Dias (Foto: Divulgação)
 

Edigar Diniz
O candidato do partido Novo ao governo de Goiás é Edigar Diniz. O partido concorrerá com chapa pura, composta ainda por Jamil Said como canbdidato a vice-governador e Leonardo Rizzo para o Senado.

Edigar Diniz é empresário e estreante na política. Tem 46 anos, casado, pai de dois filhos, formado em ciências da computação, 
 atuou como professor universitário por 12 anos e é fundador de uma empresa de tecnologia para educação. 
 

Edigar Diniz (Foto: Letícia Coqueiro)
 


Gustavo Mendanha
O candidato do Patriota é Gustavo Mendanha. A chapa conta com o ex-deputado federal Heuler Cruvinel, também do Patriota, como candidato a vice-governador. O deputado federal João Campos, do Republicanos, será o candidato ao Senado.

Gustavo Mendanha Melo nasceu em Goiânia, em 1982, mas cresceu em Aparecida. Ele é filho de Sônia Melo e do ex-deputado estadual Léo Mendanha. Formado em Educação Física, começou a participar do meio político acompanhando seu pai e os ex-governadores Iris Rezende e Maguito Vilela. Foi vereador por dois mandatos, entre os anos de 2009 e 2016, período em que presidiu a Câmara de Vereadores de Aparecida por duas gestões, entre 2013 e 2016. Na gestão de Maguito Vilela, Mendanha foi escolhido para assumir a Secretaria de Esporte e Lazer. Apoiado por Maguito, foi eleito para prefeito de Aparecida em 2016, no primeiro turno com mais de 122 mil votos, correspondente a 59,99% dos votos válidos. Candidatou-se à reeleição e foi vitorioso, obtendo 98,8% de votos válidos. Gustavo foi filiado ao MDB por 20 anos. No dia 2 de abril, migrou para o Patriota.
 

Gustavo Mendanha (Foto: divulgação)


Professora Helga
A candidata a governadora de Goiás pelo PCB é a Professora Helga. A chapa majoritária conta ainda com o candidato a vice-governador Lindomar Santos, também do PCB.  

Helga Martins tem 41 anos e é natural de Ribeirão Preto, em São Paulo. Ela é professora na Universidade Federal de Jataí (UFJ), graduada em direito e doutora na mesma área. Helga integra os comitês Regional e Central do PCB, bem como a Coordenação Estadual do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e a Corrente Sindical Unidade Classista. A professora também participa de projeto de assessoria jurídica para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
 

Professora Helga (Foto: reprodução)


Professor Pantaleão
O partido Unidade Popular (UP) lançou no dia 29 de julho a candidatura do Professor Pantaleão ao governo de Goiás. A candidata a vice-governadora é a advogada Luciana AMorim (UP).

Pantaleão tem 72 anos, é formado em história e professor aposentado. Reinaldo Assis Pantaleão lecionou história nas rede pública e privada, e teve atuação no Partido Comunista do Brasil, nos anos de 1964 a 1985. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, em 1980. Em 2012 foi candidato a prefeito de Goiânia, em 2016 disputou vaga na Câmara Municipal e em 2018 lançou-se para deputado federal pelo PSOL.

 

Professor Pantaleão (Foto: Randes Nunes)


Ronaldo Caiado 
O governador Ronaldo Caiado, do União Brasil (UB), é candidato à reeleição, tendo o ex-deputado federal Daniel Vilela (MDB) como vice.  Além do UB e MDB, a coligação governista conta com a participação do  PTB, PRTB, Avante, PDT, PSC, PSD, Solidariedade, Podemos e Progressistas.

Ronaldo Caiado é governador de Goiás, médico e empresário rural. De família tradicional, Ronaldo se espelhou no avô e padrinho, Antônio Ramos Caiado, para construir a sua própria trajetória política. Em 1985 fundou a União Democrática Ruralista (UDR) com o objetivo de defender os interesses dos proprietários rurais. Em 1989 entrou para a política candidatando-se à Presidência da República. Dois anos depois foi eleito deputado federal por Goiás.  Em 1994, concorreu ao cargo de governador de Goiás. Retornou à Câmara dos Deputados em 1999 e foi reeleito em 2003, 2007 e 2011. Em 2014, Ronaldo Caiado conquistou o cargo de senador. Antes da vida pública, se formou em Medicina em 1974, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como especialista e cirurgião da coluna durante mais de três décadas. Da carreira, tirou uma das bandeiras que defende com mais afinco enquanto governador: a saúde pública. 
 

Ronaldo Caiado (Foto: divulgação)


Vitor Hugo
O deputado federal Vitor Hugo foi escolhido pelo Partido Liberal (PL) para disputar o governo do Estado. Tem 45 anos e teve sua candidatura confirmada em convenção com a participação do presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira (29/7). Vitor Hugo terá como candidata a vice-governadora a pastora Keila Borges. Wilder Morais disputa o Senado.

É advogado, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados na área de Segurança Pública e Defesa Nacional (Área XVII) e Major de Infantaria e Forças Especiais do Exército Brasileiro da reserva não remunerada. Baiano, nascido em Salvador, filho de militar da Marinha do Brasil, dividiu a infância e adolescência entre a Bahia e o Rio de Janeiro. Em 2003, mudou-se para Goiás, onde formou família. Vitor Hugo foi líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara de janeiro de 2019 a agosto de 2020. Em 2021, assumiu a Liderança do Partido Social Liberal (PSL) na Câmara dos Deputados, cargo que ocupou por um ano. 
 

Vitor Hugo (Foto: Agência Brasil)

 
Wolmir Amado
O candidato da federação formada pelo PT e PC do B e PV ao governo de Goiás é Wolmir Amado. A chapa majoritária é composta ainda pelo advogado  Fernando Tibúrcio (PSB) para vice-governador e a ex-deputada estadual Denise Carvalho (PC do B) para o Senado.

Wolmir Amado, 60 anos, foi reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) por 19 anos. É professor, mestre em história pela UFG, doutor em ciências da religião pela PUC Goiás e pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Wolmir nasceu em Paim Filho, no Rio Grande do Sul, mas considera-se goiano há mais de 40 anos. Já recebeu títulos de cidadão goiano e cidadão goianiense.  Wolmir é casado com a professora Suely Amado, com quem tem dois filhos, Sara e Fernando.
 

Wolmir Amado (Foto: divulgação)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351