A Redação
Goiânia - O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia, completa 20 anos de história no dia 25 de setembro, com mais de 20,5 milhões de atendimentos/procedimentos realizados à população goiana e de outros Estados.
Em comemoração, serão realizadas homenagens aos pacientes que fazem parte da história da instituição. Este será um momento de agradecimento e reconhecimento aos pacientes, contando histórias inspiradoras e que evidenciam a importância do trabalho de reabilitação e readaptação realizado pelo Crer para a transformação na vida dos pacientes atendidos.
“O Crer transformou a saúde pública em Goiás, sendo o primeiro centro especializado no atendimento das quatro deficiências: física, auditiva, visual e intelectual. Hoje, representamos a esperança, o acolhimento, o refúgio e a cura de milhares de famílias que lidam, diariamente, com os desafios impostos por um diagnóstico", explica o diretor-geral Válney Luiz da Rocha.
"E celebrarmos todo esse processo homenageando àqueles que são a nossa inspiração diária – os nossos pacientes – é muito gratificante para todos nós. Além disso, essa é uma oportunidade de homenagearmos cada um dos profissionais que se dedicam a cuidar e acolher cada um dos nossos pacientes”, destacou Válney da Rocha.
As celebrações das duas décadas do Crer ocorrerão entre os dias 19 e 23 de setembro, com momentos de homenagens e apresentações especiais para todos os públicos da unidade.
Orquestra Sinfônica de Goiás
O concerto, dedicado aos pacientes e profissionais da unidade de saúde, será apresentado no dia 19 de setembro, às 9h, na quadra de esportes da instituição. A regência do espetáculo será do maestro titular, diretor artístico da OSJG e coordenador dos grupos sinfônicos do Basileu França, Eliel Ferreira.
Fotos e histórias
No dia 20 de setembro, às 9h, serão inaugurados painéis dedicados aos pacientes da unidade de saúde, projeto com objetivo de homenagear 11 pacientes e contar suas histórias no Crer. Serão relatadas histórias como a da Juliane Lacerda, diagnosticada com paraplegia. Ela sofreu uma lesão na medula ao pular do 1º andar de um prédio para fugir de uma tentativa de estupro.
Após a queda, Juliane perdeu o movimento da cintura para baixo. Ela é paciente do Crer desde 2021. Sua vida sempre foi muito ativa. É mãe, dona de casa, empreendedora e cabeleireira. No Crer, sua esperança se renova a cada dia.
Juliane já recebeu atendimento em diversos setores da instituição, dentre eles a fisioterapia, hidroterapia, gameterapia, equoterapia, entre outras terapias. Ela aprendeu a amar o Crer e se sente acolhida por todos os profissionais que cuidam dela com tanto amor. Juliane segue sua jornada na instituição e hoje já anda com as muletas, tem total independência e segue melhorando mais a cada sessão.
Sarau e exposição
No dia 21 de setembro, às 9h, será a abertura do sarau, com exposição de quadros pintados pelos pacientes da instituição durante a arteterapia realizada no Crer, e apresentação de voz e violão, na Recepção Central do Hospital.
Programação:
19 de setembro: 9h – Orquestra Sinfônica de Goiás, na Quadra do Crer
20 de setembro: 9h – Inauguração dos painéis em homenagem aos pacientes, na rampa de acesso à Recepção Ipê Branco, 10h às 12h e 14h às 16h – Parabéns itinerante pela unidade e visita animada de personagens vivos
21 de setembro: 9 às 11h e das 14h às 16h – Pinturinha no rosto para pacientes e ação especial odontologia, em frente à sala de vivência 9h – Abertura do sarau – Exposição de quadros dos pacientes com apresentação de voz e violão, na Recepção Ipê Amarelo
23 de setembro: 9h – Culto Ecumênico, no Auditório Valéria Perillo.
Serviço:
Celebração de Aniversário do Crer
Data: 19 a 23 de setembro
Local: Crer, Av. Vereador José Monteiro, 1.655 - Setor Negrão de Lima, Goiânia - GO, 74653-230
Mais informações: 3232-8637/98317-5177