A Redação
Goiânia - O partido Solidariedade espera eleger dois deputados federais em Goiás nas eleições deste ano. A expectativa gira em torno de pesquisa realizada pelo instituto Direct, encomendada pela Band News, com 6 mil eleitores nos maiores municípios goianos. Além de Lucas Vergílio, líder da bancada da sigla na Câmara dos Deputados e que busca a reeleição, outros nomes da legenda aparecem entre os melhores colocados em intenção de votos, como Dante do Vôlei, Delegado Rafael, Doutora Giselda e Bill Guerra Mochilink.
Vergílio tem 6,4% das intenções de votos nas Regiões Norte e Noroeste do Estado, segundo a pesquisa espontânea (quando os nomes não são apresentados ao eleitor) da Band News/Direct. É o terceiro candidato melhor colocado nas duas regiões em intenção de votos para a Câmara dos Deputados. Em Uruaçu (29 mil eleitores), por exemplo, tem 17,6%. Em Niquelândia (27,5 mil), 11,5%; e em Porangatu (31 mil), 7,6%. Ele também aparece entre os 10 nomes melhores colocados nos municípios de Águas Lindas, Bela Vista de Goiás, cidade de Goiás, Formosa, Goianésia, Goianira, Iporá, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo e Trindade.
Outros candidatos a deputado federal do Solidariedade são considerados fortes para a eleição deste ano. O ex-jogador Dante do Vôlei, por exemplo, tem 2,2% das intenções de votos em pesquisa espontânea na Região Sul do Estado, sendo o 8º melhor nome colocado entre todos os candidatos. Apenas em Itumbiara (75 mil eleitores), ele tem 5%, o terceiro maior porcentual para deputado federal, segundo levantamento da Band News. Em Caldas Novas (65,7 mil eleitores), tem 3,6%; e em Ipameri, 3,3%. São números que colocam Dante do Vôlei entre os cinco com maior intenção de votos nestes municípios.
A Dr. Giselda se destaca no Sul de Goiás. Segundo a pesquisa, tem 2,8% das intenções de votos na região, o 6º nome melhor colocado. Em Catalão (74,4 mil eleitores) tem 12,6% das intenções de votos. É o nome mais forte no município para deputada federal. No Entorno do Distrito Federal se destaca o Delegado Rafael. Tem 1,6% das intenções de votos na região, o 8º melhor colocado. Em Luziânia (125,7 mil eleitores), é o terceiro nome melhor cotado, com 4,3% dos votos dos eleitores no maior colégio eleitoral do Entorno.
“As nossas pesquisas internas comprovam os dados da Band News e também apontam que o Solidariedade vai eleger, no mínimo, dois deputados federais nas eleições deste ano em Goiás. Não duvidamos ainda que podemos surpreender e eleger um terceiro candidato”, afirma o presidente estadual do Solidariedade, Armando Vergílio. É o caso de Bil Guerra Mochilink, bem colocado na Região Metropolitana, especialmente em Trindade e Senador Canedo; e Luceleia, bem cotada em Rio Verde.