Bruno Hermano
Goiânia - Eleitores brasileiros vão às urnas neste domingo (2/10) para eleger presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais. Em Goiás, o período de votação será das 8h às 17h; cidades localizadas em Estados com fusos diferentes devem se adaptar ao horário da capital federal (veja mapa abaixo). Para ajudar o eleitor na hora do voto, o jornal A Redação preparou um breve guia com orientações gerais da Justiça Eleitoral. Confira:
(Imagem: tse.jus.br)
Como encontrar o local de votação?
Preencha seus dados em todos os campos;
Depois, escolha consultar pelo nome ou pelo título eleitoral.
Você também pode baixar o aplicativo e-Título e encontrar essas informações!
Quais documentos devo levar?
No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.
Posso levar celular?
A legislação proíbe o uso de celulares e equipamentos que possam violar o sigilo do voto na cabine de votação. Ao chegar na seção, eleitores poderão usar o aplicativo e-Título para se identificar. Mas o uso dos dispositivos móveis fica restrito à identificação. Ao se dirigir à urna eletrônica, além de documentos, celulares deverão ser entregues à mesária ou ao mesário.
Posso vestir roupa com propaganda do candidato na hora de votar?
Sim. Só não é permitido comparecer à seção eleitoral sem camisa ou com roupa de banho. É permitido votar de bermuda, chinelo ou de regata. Roupas customizadas com cores, imagens e números de candidatos e partidos também são permitidas. De acordo com a lei eleitoral, ao chegar para votar, o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa.
Posso levar cola com nome e número de candidatos?
Sim. É permitido levar para a cabine a chamada “colinha”, com os números dos candidatos escolhidos.
Qual a ordem dos candidatos na urna?
O eleitor deverá votar em cinco candidatos. Primeiro deputado federal, em seguida deputado estadual, depois senador, governador e, por último, presidente da República. Deve-se apertar o botão verde "confirma" após digitar cada um dos votos.
1º - Deputado federal - XX XX
2º - Deputado estadual - XX XXX
3º - Senador - XX X
4º - Governador - XX
5º -Presidente - XX
Como saber o número do título de eleitor?
Preencha seus dados em todos os campos;
Depois, escolha consultar pelo nome ou pelo título eleitoral.
Você também pode baixar o aplicativo e-Título e encontrar essas informações.
(Com informações do site do TSE)